Procuradoras e procuradores do MPT e do MPF tomam posse na PGR
Brasília – Quinze novos procuradores e procuradoras do Ministério Público do Trabalho (MPT) aprovados no 21º concurso para ingresso na carreira tomaram posse na tarde desta terça-feira (11) em cerimônia realizada na Procuradoria-Geral da República. A solenidade foi presidida pelo procurador-geral da República em exercício, Humberto Jacques de Medeiros, e também contou com a posse de três procuradores da República aprovados no 29º Concurso de Provas e Títulos do Ministério Público Federal (MPF).
Ao discursar em nome dos novos integrantes do Ministério Público do Trabalho (MPT), a empossanda Gabriela Menezes Zacareli lembrou dos desafios impostos pela pandemia durante o concurso. “Após um ano extremamente conturbado em meio à pandemia de Covid-19, isolamento social, crise sanitária e muitas incertezas, a notícia da aprovação foi uma luz de esperança. Esperança de dias melhores, de um início de novo ciclo, de poder fazer a diferença e contribuir como procuradora do Trabalho para a melhoria das condições sociais da população brasileira tão profundamente afetada pelas consequências nefastas da pandemia”, disse.
Em seu discurso, o procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira, destacou que a carreira do Ministério Público permite dar a voz a milhares de pessoas para que sejam tratados com a dignidade que é inerente ao ser humano. “O Ministério Público existe para tornar concreto o objetivo de ofertar um mundo melhor às presentes e às futuras gerações”.
O PGT ressaltou, ainda, os efeitos negativos decorrentes da Covid-19 após quase dois anos da declaração oficial da pandemia, sobretudo no mundo do trabalho, que foi profundamente abalado. “Neste cenário, somos convocados a agir com empatia, com responsabilidade global e com senso de unidade na humanidade. Nessa convocação, a crise é o plano de fundo que nos exige reinventar”, afirmou.
A vice-presidenta da Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho (ANPT), Lydiane Machado e Silva, enfatizou que os novos integrantes do MPT tomam posse em um momento desafiador. “Nesse contexto, é cada vez mais necessário, inclusive, repensar a forma de atuação do Ministério Público do Trabalho para torná-la ainda mais efetiva e facilmente perceptível aos destinatários dos direitos sociais. Não somos inimigos do desenvolvimento econômico, mas ao contrário, defendemos um que seja sustentável e não negocie com o bem mais precioso que homens e mulheres possuem, qual seja, sua dignidade”, afirmou.
O evento seguiu os protocolos de segurança sanitária para prevenção e controle da transmissão da Covid-19, inclusive com obrigatoriedade de apresentação do comprovante de vacinação, conforme medidas estabelecidas por portarias da PGR.
Veja abaixo a relação dos 15 novos procuradoras e procuradores do MPT:
- Gabriela Menezes Zacareli
- Eduardo Rodrigues do Nascimento
- Ricardo Oliveira Freaza Garcia
- Mariane Moterani Silva
- Elysa Tomazi
- Pedro Henrique Godinho Faccioli
- Joali Ingracia Santos de Oliveira
- Michéle da Rocha
- Daniel Carvalho Oliveira
- Iandra Salviano Araújo
- Luciana Correia da Silva
- Katiesla dos Santos Costa
- Cláudio Cobas Costa Cunha
- Pedro Ivo Gabriel de Castro Dourado
- Marco Aurélio Gomes Cordeiro da Cunha
COM INFORMAÇÕES DA SECOM PGT.