Solenidade marca recondução de Ana Carolina Ribemboim ao cargo de procuradora-chefe do MPT em Pernambuco

Reeleita pelo colégio de procuradores do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco, Ana Carolina Ribemboim marca o início do biênio 2021/2023 como procuradora-chefe do órgão ministerial com solenidade de posse. O evento acontece nesta quinta-feira, 21, a partir das 17h, na sede do MPT em Pernambuco, no bairro dos Aflitos, no Recife. A cerimônia contará com a presença do procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira, e do ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Alberto Bastos Balazeiro.

Na ocasião, também serão empossados o vice-procurador-chefe do MPT no estado, Rogério Sitônio, a coordenadora da Secretaria Processual, Maria Roberta Komuro, e a vice-coordenadora, Gabriela Maciel. Os três procuradores do Trabalho também atuaram na primeira gestão de Ana Carolina, ao longo do biênio 2019/2021.

PANDEMIA

A primeira gestão de Ana Carolina Ribemboim foi marcada pelo início da pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19). Apesar dos grandes desafios impostos pela crise sanitária, o órgão ministerial adaptou-se às mudanças na rotina diária, mobilizando-se para dar, à sociedade, uma resposta rápida aos inúmeros questionamentos que surgiram junto com os primeiros impactos da crise e reforçando a percepção da importância do MPT como fiscal do cumprimento da legislação trabalhista.

"Ao passo que nos adaptamos à nova realidade, precisamos lidar com o rápido aumento da demanda de trabalho. E, assim, atuamos, desde o primeiro dia de pandemia, em favor dos direitos dos trabalhadores mais prejudicados pela crise sanitária . O MPT não parou em nenhum momento", registrou a procuradora-chefe reconduzida.

Por conta da pandemia, o colegiado de membros estabeleceu um plano de ação na Procuradoria Regional do Trabalho da 6ª Região (PRT6) e instituiu um Gabinete Regional de Crise, para divulgar as campanhas do MPT e garantir medidas concretas de proteção dos trabalhadores. Nesse sentido, as notas recomendatórias foram importantes meios de comunicação entre o órgão ministerial e as demais partes. Em parceria com a Justiça do Trabalho, também foram revertidos para o combate à Covid-19 mais de R$ 4 milhões, provenientes de multas trabalhistas.

OUTRAS REALIZAÇÕES

Para além da atuação finalística do MPT em Pernambuco, a primeira gestão de Ana Carolina Ribemboim também foi marcada pelo início da montagem do Memorial da regional e pela compra da nova unidade da Procuradoria do Trabalho no Município (PTM) de Caruaru. Com a aquisição, todas as unidades da regional passam a ser próprias.

FUTURO

Para o novo biênio de trabalho, a procuradora-chefe deseja concluir a instalação do Memorial da regional, além de revitalizar o antigo edifício-sede, localizado na Rua 48, nº 600, no bairro do Espinheiro, no Recife. Para o espaço, que já abrigou a sede do MPT em Pernambuco anteriormente, está prevista reforma que irá criar um auditório multimídia que sirva a membros e servidores em eventos institucionais, bem como aos parceiros do órgão ministerial.

“Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 e a retomada gradual das atividades econômicas, esperamos voltar a atuar de modo totalmente presencial, dando ainda mais visibilidade ao MPT em Pernambuco, na atuação contra a flexibilização e desregulamentação do direito do trabalho”, conclui Ana Carolina Ribemboim.