MPT em Pernambuco convida governador do Estado para lançamento do Plano de Desenvolvimento Local (PDL) Gesso 2030
Procuradores do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco foram recebidos, na última terça-feira (24), pelo governador do Estado, Paulo Câmara, em visita institucional no Palácio do Campo das Princesas. A procuradora-chefe do MPT em Pernambuco, Ana Carolina Ribemboim; o vice-procurador-chefe, Rogério Sitônio; e o procurador do Trabalho, Leonardo Osório integraram a comitiva. Durante o encontro, representantes do órgão ministerial entregaram ao governador o convite para o evento de lançamento do Plano de Desenvolvimento Local (PDL) Gesso 2030, que aconteceu na manhã de hoje (26).
Paulo Câmara confirmou a presença de um representante da gestão no evento e ainda recebeu alguns exemplares da publicação "Neve no sertão - A experiência do MPT na (re)configuração do ambiente de trabalho do maior polo gesseiro do mundo", sobre a atuação do MPT no Sertão do Araripe. Além do governador, também esteve presente na reunião o secretário de Planejamento e Gestão do Governo do Estado, Alexandre Rabelo.
O PDL, idealizado e elaborado em parceria pelo MPT, pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pelo Pacto Global das Nações Unidas, traz diretrizes de promoção do trabalho decente e melhoria das condições de vida de trabalhadores e trabalhadoras no maior polo gesseiro do mundo, situado no Sertão do Araripe. O diagnóstico partiu de estudo sobre os desafios e avanços em relação à promoção do trabalho decente na região e combinou levantamento e análise de dados secundários quantitativos e qualitativos, entrevistas semiestruturadas e workshops com diferentes atores locais.
GRUPO DE TRABALHO
Desde 2015, o MPT, por meio do GT do Gesso, acompanha a situação das condições de trabalho no Sertão do Araripe pernambucano, com o intuito de garantir melhorias no meio ambiente de trabalho no setor. O grupo atua por meio de inspeções, audiências públicas, assinatura de compromissos de ajustamento de conduta e ajuizamento de demandas coletivas contra empresas da região.