MPT em Pernambuco dialoga com instituições do estado sobre combate ao racismo
O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco, representado pela procuradora e coordenadora regional de Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade), Melícia Carvalho Mesel, participou, na manhã desta quinta-feira (12), de reunião promovida pelo Grupo de Trabalho de Combate ao Racismo (GT Racismo) do Ministério Público de Pernambuco (MPPE).
O encontro, realizado virtualmente, teve como objetivo reunir instituições públicas do estado para dialogar sobre estratégias conjuntas para enfrentamento ao racismo. Em sua fala de abertura, a promotora de Justiça e coordenadora do GT Racismo do MPPE, Helena Capela, ressaltou a importância de promover encontros assim, a fim de aproximar ideias e estratégias de combate à discriminação racial na sociedade.
Na ocasião, a procuradora Melícia Carvalho Mesel destacou a necessidade de uma atuação firme por parte das instituições públicas do estado. "Nosso papel é aprofundar o debate e também levar as discussões para a prática. Precisamos atuar com mais efetividade para evitar que situações de racismo e discriminação continuem acontecendo, e, para isso, nossas ações devem ser articuladas e ter resultados", apontou a procuradora.
Também compareceram à reunião a presidente da Comissão de Gênero e Raça do Ministério Público Federal (MPF), servidora Telma da Paz; o coordenador do Programa de Enfrentamento à Intolerância da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), major Eduardo Scanoni; o presidente da Comissão de Direitos Humanos do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), coronel Washington; e a assessora jurídica do Departamento da Mulher da Polícia Civil, delegada Mariana Freitas.