MPT participa de webinário "Os impactos da Pandemia e a Exploração do Trabalho Infantil"
O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco, representado pela procuradora e coordenadora regional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), Jailda Pinto, participa, amanhã (16) do webinário "Os impactos da Pandemia e a Exploração do Trabalho Infantil". O evento, promovido pelo Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em Pernambuco (Fepetipe), em parceria com a Escola de Conselhos de Pernambuco (ECEPE), acontece a partir das 16h, e será transmitido no canal da ECEPE.
Na ocasião, a procuradora do Trabalho fala sobre os riscos do trabalho prematuro na vida de crianças em adolescentes, em especial a situação do trabalho infantil nós fabricos, na região do polo têxtil em Pernambuco. Participam também do webinário Luiza Batista Pereira, da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas, Adriana Duarte, da Rede de Enfrentamento em Pernambuco, Verônica Bezerra, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), João Batista, do Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua de Pernambuco (MNMMR/PE), e Geraldo Nóbrega, da ECEPE.
COMBATE E ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL
Junho é o mês em que as ações de combate à exploração da mão de obra de crianças e adolescentes ganham mais visibilidade, por ocasião do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil (12). Neste ano, há ainda um reforço pelo fato de 2021 ser o Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil, conforme aprovado por unanimidade pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2019. O principal objetivo do Ano é instar os Estados membros a tomarem medidas imediatas e eficazes para eliminar as piores formas de trabalho infantil, e, até 2025, pôr fim ao trabalho infantil em todas as suas formas, itens previstos nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS).