MPT firma parceria com Inca para desenvolver projetos sobre câncer relacionado ao trabalho
Brasília – O Ministério Público do Trabalho (MPT) firmou nesta terça-feira (27) um acordo de cooperação técnica com o Instituto Nacional de Câncer (Inca) para desenvolver ações, estudos e projetos sobre câncer relacionado ao trabalho. A parceria também prevê a elaboração de instrumentos para a prevenção, diagnóstico e tratamento de câncer em trabalhadores causado por exposição a agentes cancerígenos no ambiente de trabalho.
Durante a solenidade virtual de assinatura, o procurador-geral do MPT, Alberto Balazeiro, ressaltou a dificuldade em investigar casos de adoecimento de trabalhadores em decorrência de exposição a agentes cancerígenos no ambiente de trabalho tendo em vista que os efeitos não surgem de forma imediata. Por isso, Balazeiro reforçou que o respaldo técnico do Inca nessa área vai contribuir para nortear a atuação do MPT. "Estudos e pesquisas que nos deem substrato técnico é exatamente o que a gente está buscando e também construir essa parceria com o Inca em diversos polos", disse.
Segundo a diretora-geral do Inca, Ana Cristina Pereira, muitas vezes o adoecimento só ocorre quando o trabalhador já está aposentado, uma vez que o período de latência entre exposição e doença para a maioria dos tumores é superior a 20 anos. "Precisamos avançar na identificação dos fatores de risco para o câncer relacionado ao trabalho, conhecer os grupos mais expostos, os tipos de câncer e estabelecer estratégia de vigilância efetivas para serem implementadas nos estados e municípios da nossa federação. Esse acordo é um dos primeiros passos para estruturar esse programa", destacou.
A coordenadora nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (Codemat) do MPT, Márcia Kamei Aliaga, lembrou que esse acordo vem há muito tempo sendo gestado e muito aguardado pelo MPT. "Esse convênio será uma mola propulsora de nossas atividades nessa área", afirmou.
Também participaram da solenidade os gerentes do projeto do MPT "Prevenção do Câncer Ocupacional", Bruno Teixeira e André Magalhães Pessoa, o vice-coordenador nacional da Codemat do MPT, Luciano Lima Leivas, a chefe da área técnica Ambiente, Trabalho e Câncer do Inca, Ubirani Otero, a coordenadora de Prevenção e Vigilância do Inca, Liz Almeida, o chefe de gabinete da diretoria-geral do Inca, Eduardo Barros Franco, o gerente da área de apoio a programas e projetos da Coordenação de Prevenção e Vigilância do Inca, Luciano Azevedo de Souza e a pesquisadora da área técnica Ambiente, Trabalho e Câncer do Inca, Márcia Sarpa de Campos Mello.
Clique aqui para ler o acordo.
COM INFORMAÇÕES DA SECOM PGT.