Marcha contra trabalho infantil vai movimentar centro do Recife

Nesta sexta-feira (10), para marcar a semana da criança, o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em Pernambuco (Fepetipe) realiza a 2ª Marcha Pernambuco contra o Trabalho Infantil. A concentração para a marcha terá início às 14h, na Praça Oswaldo Cruz, com a saída marcada para às 15h.

 

O objetivo da marcha é conclamar a sociedade e órgãos de defesa de direitos a abrir os olhos para a causa do trabalho infantil em Pernambuco, pois muitas vezes esse tipo de trabalho se dá de forma silenciosa e naturalizada. Além da visibilidade ao tema, a mobilização busca chamar a atenção da sociedade acerca da responsabilidade no combate ao trabalho infantil, sobretudo quando o assunto é o consumo, tema tratado na campanha das entidades participantes com o mote “Trabalho infantil não é legal. Não compre”.

Ao sair da Praça Oswaldo Cruz, o grupo seguirá pela Conde da Boa Vista, ponte Duarte Coelho, avenidas Guararapes e Dantas Barreto, encerrando no Pátio do Carmo. Durante o percurso, haverá apresentações culturais, como de dança e percussão, e também, um painel interativo.

A organização do evento também vem se articulando por meio das redes sociais, usando a hastag #MarchaPEcontraoTrabalhoInfantil. O objetivo é que as pessoas possam compartilhar mensagens nas redes sociais contra o trabalho infantil, antes, durante e depois da caminhada.

Dados

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD 2013), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE,) apontou redução no número de jovens de 5 a 17 anos que trabalhavam no Brasil ano passado. A queda foi de 330 mil crianças e adolescentes. Ao todo, atualmente, há 3,188 milhões deles. Só em Pernambuco, o valor corresponde a 146 mil. Em 2013, foram fiscalizados diversos focos de trabalho infantil. Os principais lugares fiscalizados foram as feiras livres, as borracharias e pequenos estabelecimentos.

Problema

O trabalho infantil é um fenômeno com muitas causas e muitas responsabilidades. A falta de vagas nas creches, a má qualidade do ensino e a dificuldade de conter a evasão escolar dos adolescentes contribuem para aumentar o número de meninos e meninas no trabalho doméstico, nos campos e nas ruas, correndo o risco de se envolverem com o tráfico de drogas e a exploração sexual.

Há que se lutar também contra os mitos de que é melhor a criança trabalhar do que ficar na rua e com a realidade das famílias pobres que, muitas vezes, não conseguem garantir sua sobrevivência sem envolver os filhos no trabalho. Há que se avançar com políticas públicas e maior acesso à educação de qualidade. Por isso, governo, empresas e toda a sociedade têm muito para fazer.

Fórum

O Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em Pernambuco (Fepetipe)  foi fundado no ano de 2000 e é um espaço permanente e democrático de articulação, sensibilização e mobilização composto por instituições governamentais e não-governamentais da sociedade civil para a prevenção e erradicação do trabalho infantil em Pernambuco.

  

Serviço

O que: 2ª Marcha Pernambuco contra o Trabalho Infantil

Dia e hora: Sexta-feira (10/10), a partir das 14h

Local: Concentração na Praça Oswaldo Cruz. Percurso: Conde da Boa Vista/ Ponte Duarte Coelho/ Guararapes/ Dantas Barreto/ Pátio do Carmo

Tags: trabalho infantil, marcha