Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil | MPT em Pernambuco participa ativamente de diversos eventos que marcam a data
No Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, amanhã, 12 de junho, o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco participa de diversos eventos que irão marcar a data e colocar em debate o tema. Por conta da pandemia do novo coronavírus (Corvid-19), as atividades acontecem online e serão transmitidas nas principais redes sociais.
No início da manhã, a procuradora do Trabalho, Débora Tito participa do seminário nacional “Os desafios do enfrentamento ao trabalho infantil no contexto atual”, coordenado pela Organização Humanitária Cristã Visão Mundial. O encontro acontece via plataforma Zoom, das 9h às 11h. Para participar, basta se inscrever aqui para receber o link da conferência. A sala virtual tem o acesso limitado para 500 pessoas.
O tema também será debatido no webinar “Trabalho infantil: qual o remédio para esta pandemia?”. Representa o MPT a procuradora do Trabalho e coordenadora Regional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente, Jailda Pinto. O evento será transmitido via Google Meet, às 10h, e possui acessibilidade em Libras.
À tarde, acontece o debate “Trabalho infantil e pandemia: entre o não mais e o ainda não”, entre o procurador do Trabalho Leonardo Osório, a juíza do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT 6) Andrea Keust e o desembargador do TRT 6 e coordenador do Programa Regional de Combate ao Trabalho Infantil, Paulo Alcântara. O evento começa às 16h e pode ser acompanhado através do canal do Youtube da Escola Judicial do TRT 6.
Os eventos ocorrem numa dinâmica integrada à campanha nacional lançada pelo MPT em parceria com a Justiça do Trabalho, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), com slogan “Covid-19: agora mais do que nunca, protejam crianças e adolescentes do trabalho infantil”.
Em Pernambuco, a campanha conta ainda com o apoio do Ministério Público Federal (MPF), do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), do Tribunal de Justiça de PErnambuco (TJPE), da Defensoria Pública do Estado de Pernambuco, da Comissão em Defesa do Direito da Criança e do Adolescente da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB PE), da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 6ª Região (Amatra 6).