Único hospital público de Araripina abre UTI com destinações do MPT em Pernambuco
O Hospital e Maternidade Santa Maria, em Araripina, abre, hoje (4), Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Uma grande parte dos recursos da obra foi de destinações do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco e a Justiça do Trabalho, que reverteram R$ 285 mil para o hospital. A obra toda custou, aproximadamente, R$ 550 mil.
“Em meio a uma situação de pandemia, hoje, dormiremos com o coração mais aliviado, pois sabemos que na guerra contra a Covid-19, o sertanejo terá adequado atendimento hospitalar sem precisar se deslocar para Petrolina em uma viagem de mais de quatro horas”, comenta a procuradora-chefe do MPT em Pernambuco, Ana Carolina Ribemboim.
A abertura da UTI acontece em um momento sensível para todo o mundo: em meio a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A construção da UTI adulto Tipo 2 demorou aproximadamente um ano para ser concluída. A unidade é composta por 10 leitos e, nesse momento, será destinada para o tratamento dos pacientes graves da Covid-19 na região.
“Quando começamos essa obra, não imaginávamos o quanto ela seria importante. A destinação do MPT foi uma das maiores ajudas que nós tivemos. Foi graças a esses recursos que conseguimos construir e equipar essa UTI. O MPT é um parceiro muito importante para nós”, acrescenta a vice-diretora do Hospital, Irmã Fátima Alencar.
“É com muita alegria que vejo a UTI do Hospital Santa Maria sendo entregue à população. Obra que acompanhei desde a construção. Essa UTI se somará a estrutura do hospital, o qual há 50 anos exerce papel fundamental na saúde de toda a região”, pontua a juíza do trabalho da vara de Araripina, Carla Lacerda.
O valor revertido pelo MPT foi proveniente de ações e acordos realizados pelo Grupo de Trabalho do Gesso, coordenado pelo procurador do Trabalho Rogério Sitônio. O Hospital e Maternidade Santa Maria, também conhecido como Hospital das Medianeiras, é a única unidade hospitalar pública da região do Sertão do Araripe.