MPT articula Junho Contra o Trabalho Infantil junto a instituições
O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco, representado pelo procurador Leonardo Osório Mendonça, reuniu-se com instituições ligadas ao combate ao trabalho infantil para iniciar as articulações do Junho Contra o Trabalho Infantil. O encontro, que aconteceu na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), contou com a presença de representantes da Escola de Conselhos de Pernambuco, da Prefeitura do Recife, do Canal Futura e da Comissão de Articulação do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em Pernambuco (Fepetipe).
Como forma de fortalecer o enfrentamento a esse mal que vitimiza crianças e adolescentes, as instituições parceira organizam um seminário temático que pretende abrir o calendário de ações em Pernambuco durante o mês de junho. Ainda sem data definida, o evento será sediado na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O primeiro encontro de organização foi realizado na sede do Laboratório de História das Infâncias do Nordeste (Lahin) da UFRPE, no fim de fevereiro. Na ocasião, foram traçaram as estratégias iniciais do seminário.
Presente ao encontro de articulação, o procurador do Ministério Público do Trabalho Leonardo Mendonça enfatizou que o enfrentamento ao trabalho infantil é um compromisso que deve envolver toda a sociedade. O procurador ressaltou que, durante o seminário, além da presença dos órgãos governamentais e da sociedade civil, é fundamental assegurar a participação de crianças e adolescentes. “É muito importante contar com a colaboração de crianças e adolescentes no seminário. Por isso precisamos organizar o evento de forma que os meninos e meninas possam protagonizar a reflexão contra o trabalho infantil”, destacou.
Com informações da Ascom da UFRPE