MPT e SJDH dialogam sobre empregabilidade de reeducandos no estado

A procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco, Adriana Gondim, participou nesta última terça-feira (9) de reunião com o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico para tratar da atuação de reeducandos no mercado de trabalho. O encontro foi na sede da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), no bairro do Recife, e também contou com a participação de gestores da Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) e do Patronato Penitenciário.

Reunião discutiu caminhos para promoção de empregabilidade para reeducandos
Reunião discutiu caminhos para promoção de empregabilidade para reeducandos


Entre os assuntos discutidos destacaram-se a geração de empregos nas unidades prisionais do estado e o fortalecimento do programa de empregabilidade Vida Nova, Novos Rumos, do Patronato, além do programa de criação de vagas no sistema prisional do Governo de Pernambuco, que prevê a entrega de mais 6600 novos espaços nos próximos anos.

“Essa relação com o Ministério Público é muito importante porque o órgão tem o empoderamento necessário para nos auxiliar” pontua o secretário. “O estigma dos que estão soltos é menor do que os que estão cumprindo pena em regime semiaberto ou fechado”, acrescenta o gestor, sinalizando para o preconceito enfrentado pelos reeducandos na hora de concorrer a postos de trabalho.

Para a procuradora, a ideia do MPT/PE é associar as ações para contribuir no processo de ressocialização. “Nosso dever é cobrar, mas também contribuir e construir um diálogo mais próximo. Nos preocupamos com a ampliação do acesso dos privados de liberdade, que têm maior parte do tempo ocioso, ao mercado de trabalho” explica.

Fotos: Ray Evllyn/SJDH