Fórum Nacional presta homenagem pelos 18 anos do Fórum Pernambucano de combate aos agrotóxicos
Na manhã desta terça-feira (28), o Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos prestou homenagem ao Fórum Pernambucano da mesma pasta, pelos 18 anos de criação. Na oportunidade, que aproveitou a realização de curso da Escola Superior do Ministério Público da União, o coordenador nacional do fórum, o procurador Regional Pedro Serafim, fez a entrega de certificados a pessoas que contribuíram com a entidade ao longo desses anos. O evento foi realizado na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco.
Notadamente emocionado, Pedro Serafim agradeceu pela vinda da escola ao Recife, para realizar a atividade dentro da temática dos agrotóxicos, assim como o aparte na programação do evento para a promoção da homenagem. Pessoalmente, o procurador chamou, um a um, os 32 homenageados, relatando parte da atuação e das contribuições realizadas por cada um deles.
Membros do MPT e outras autoridades foram agraciados, entre eles o desembargador, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6), Valdir Carvalho. Na época da criação do fórum local, ele era o procurador-chefe do MPT em Pernambuco, dando apoio fundamental para a instalação da entidade.
Servidores do próprio MPT e de órgãos públicos, o que inclui centros de pesquisa como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)/Instituto Aggeu Magalhães, que integram a defesa da saúde do trabalhador e do consumidor, também foram prestigiados. Nem todos os homenageados puderam estar presentes, sendo as ausências justificadas.
Após a solenidade, a mesa de abertura do evento foi desfeita, tendo sido iniciado o curso, que reuniu bom público. Compuseram o dispositivo a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco, Adriana Gondim, que saudou a todos, sendo também uma das agraciadas; o procurador, diretor-geral do MPT, Leomar Daroncho; o promotor do Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE), coordenador do Caop Meio Ambiente e do Fórum Pernambucano de Combate aos Efeitos dos Agrotóxicos, André Felipe Barbosa, e o procurador e coordenador do Fórum Nacional, Pedro Serafim.
Lista dos homenageados por categoria
Pela criação do Fórum Pernambucano:
Adeilson José de Luna, Jaime Brito de Azevedo (Apevisa), Lucíolo Tigre Paes Galindo (Adagro), Lia Giraldo da Silva Augusto (Fiocruz), Maria Auxiliadora de Souza e Sá (MPT), Rubens Mesquita Jamir, Sônia Maria de Assunção Macieira (MPF), Susiane de Pontes Bandeira Lopes (Apevisa), Valdir Carvalho (TRT-PE).
A membros do MP que coordenam atuação de proteção ao meio ambiente, incluindo o do trabalho:
André Felipe Barbosa de Menezes (MPPE) e Leonardo Osorio Mendonça (MPT).
Pelas contribuições para a assinatura do 1º Termo de Ajuste de Conduta com supermercado local para controle de alimentos com agrotóxicos:
Erivânia Camelo de Almeida, Geraldo dos Santos Miranda, José Elias Dubard de Moura Rocha, Maria Ivana Botelho e Taciana Alves de Paula Rocha Almeida, todos membros do MPPE.
Pelos relevantes trabalhados prestados ao fórum, por meio de contribuições via academia:
Aline do Monte Gurgel (Fiocruz), Idê Gomes Dantas Gurgel (Fiocruz), Leomar Daroncho (MPT), Rogéria Mendes do Nascimento (IFPE/UFPE) e Wanderlei Antonio Pignati (UFMT).
Pelo apoio administrativo prestado ao longo de anos:
Adriana Freitas Evangelista Gondim (MPT), Aluisio Aldo da Silva Junior (MPT), Cícera Nunes da Cruz (Fetape), José Laízio Pinto Júnior (MPT), Silvio Valença Varejão e Waldir de Andrade Bitu Filho (MPT).
Pela dedicação de servidores que compõem os quadros do MP brasileiro:
Adriana Albuquerque de Vasconcelos Martins Macedo (MPT), Clélia Galamba Fernandes (MPT), Nilza Roseli da Fonseca Emerenciano (MPT), Patricia Rodrigues Leal Nascimento (MPT) e Ronaldo Fonseca Sampaio (MPPE).