Fachada da nova sede do MPT tem escultura do artista pernambucano Cavani Rosas

A fachada da recém-inaugurada nova sede do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco conta com escultura em concreto do artista plástico pernambucano Cavani Rosas. A obra, intitulada Trabalhadores, é um obelisco composto por mãos que se complementam, fechando a silhueta da peça. O simbolismo desse gesto expressa o valor do trabalho e da coletividade e o quanto que esse espaço promove a proximidade entre as pessoas. O prédio, localizado na Conselheiro Portela, foi inaugurado, em solenidade, na última quinta-feira (4).

A escolha do artista e da obra foi feita por parte do colegiado de membros da Regional que se envolveu com o tema ao longo de meses. O grupo foi formado por Adriana Gondim, Elizabeth Veiga, Lívia Viana, Melícia Carvalho Mesel, Rogério Sitônio e Waldir Bitu.

A contratação contou com o apoio técnico de diversos servidores da área administrativa. A modalidade de contrato foi inexigibilidade e o valor investido foi de R$ 26,5 mil. A obra foi entregue em dezembro passado.

A aquisição da escultura Trabalhadores, que tem a estrutura de ferro, vem a atender à exigência da lei municipal 16.292/97, que no artigo 129 diz que “ toda edificação, com área igual ou superior a 1.000m² (um mil metros quadrados), deverá conter, em lugar de destaque, obra de arte executada em escultura, pintura, mural ou relevo escultórico”.

 

Artista
Autodidata, Cavani Rosas começou a desenhar aos cinco anos de idade. Aos 17, fez sua primeira exposição solo, na Academia Pernambucana de Letras. Chegou a cursar Arquitetura, mas abandonou a graduação. Também trabalhou como ilustrador, se dedicando também ao desenho científico. O rigor técnico dele é visto no detalhe das obras que cria, normalmente em escalas de branco e preto, mesmo atualmente se percebendo aberto para o trabalho com cores.

Cavani Rosas durante a produção da escultura que hoje compõe a fachada da sede do MPT
Cavani Rosas durante a produção da escultura que hoje compõe a fachada da sede do MPT