MPT marca Dia da Criança com ato de conscientização contra o trabalho infantil
Na manhã desta quinta-feira (11) estagiários, membros e servidores do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco promoveram ato de conscientização contra o trabalho infantil, na Rua 48, no Espinheiro. A ação, que marca o Dia da Criança (12), consistiu na abordagem a motoristas, passageiros e pedestres para a distribuição de 2 mil exemplares da revista MPT em Quadrinhos que trata do tema. A faixa de pedestres também foi ocupada, nos sinais vermelhos, pela faixa da campanha #ChegadeTrabalhoInfantil.
A atividade foi organizada pela Coordenadoria de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância) da regional. Na ocasião, a procuradora do MPT Jailda Pinto esclareceu que o ato tem sobretudo o objetivo de levar às pessoas o material informativo do órgão, de modo a sanar diversos lugares-comuns que ainda fazem parte da cultura e que viabilizam a exploração de crianças e adolescentes. “O mito de que o trabalho dignifica a criança tem que ser desfeito, e o esforço de conscientização tem objetivo de provocar a reflexão sobre o assunto e a propagação da ideia”, disse a procuradora.
Trabalho Infantil
A mais recente Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que no Brasil há 2,672 milhões de crianças e adolescente em situação de trabalho entre 5 e 17 anos. Em Pernambuco, atualmente são 123 mil em situação de vulnerabilidade. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), 85 milhões de crianças no mundo estão enquadradas nas piores formas. Esse número corresponde a 51% do total do trabalho infantil no mundo.
Denúncias
Quem quiser denunciar casos de trabalho precoce, pode ligar para o Disque 100, que tem ligação gratuita, ou mesmo informar ao Ministério Público do Trabalho, pelo site http://www.prt6.mpt.mp.br/servicos/denuncias.
Marcha
Nessa quinta-feira (10), o MPT participou da 6ª edição da Marcha Pernambuco contra o Trabalho Infantil, organizada pelo Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em Pernambuco (Fepetipe). A marcha teve concentração às 13h30, no Parque 13 de Maio, saindo em direção ao Marco Zero às 14h30. Houve grande adesão de jovens e apresentação de diversos grupos culturais.