Procuradora do Trabalho representa MPT em Simpósio Nacional de Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos

A coordenadora regional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), Jailda Pinto, representa o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco no Simpósio Nacional de Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos. A procuradora ministra a palestra “Papel do MPT no enfrentamento do trabalho infantil” na próxima terça-feira (22), às 19h. O evento, que teve início no último dia 9 de junho, segue até o dia 25 e será transmitido no Youtube e no Facebook.

Essa edição do seminário tem como tema “Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil Durante a Pandemia”. “Em momentos de crise, como o que vivemos atualmente, em função da pandemia, aumentam os casos de trabalho infantil, o que torna ainda mais urgente a promoção de medidas efetivas para a erradicação da exploração de mão de obra de crianças e adolescentes, sobretudo as piores formas. Debates como esse são o primeiro passo para esse processo de transformação social”, destacou Jailda Pinto.

COMBATE E ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL

Junho é o mês em que as ações de combate à exploração da mão de obra de crianças e adolescentes ganham mais visibilidade, por ocasião do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil (12). Neste ano, há ainda um reforço pelo fato de 2021 ser o Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil, conforme aprovado por unanimidade pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2019. O principal objetivo do Ano é instar os Estados membros a tomarem medidas imediatas e eficazes para eliminar as piores formas de trabalho infantil, e, até 2025, pôr fim ao trabalho infantil em todas as suas formas, itens previstos nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS).