MPT participa de seminário para inclusão da população LGBTQI no mercado de trabalho

Respeito à diversidade e empregabilidade do público LGBTQI são temas abordados em seminário promovido pelo Grupo de Prevenção de Acidentes de Trabalho da 6ª Região (Getrin6). O evento ocorre no dia 7 de agosto, a partir das 9h, na Faculdade Instituto de Desenvolvimento Sustentável (Ide), localizada na Rua Manoel de Brito, 311, no Pina. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail eventos.crpe@fundacentro.gov.br.

lgbt
lgbt

Com o título de “O projeto de um país conservador: a invisibilidade de grupos LGBTQI no mercado de trabalho”, o seminário objetiva discutir a intolerância e LGBTfobia presentes no mercado de trabalho. A iniciativa promove também discussão entre participantes de diversas áreas de atuação a fim de procurar medidas efetivas para o combate à violência sofrida no universo laboral e de promover um ambiente de trabalho que respeite a diversidade.

Além do MPT, cuja particpação fica por conta da procuradora Melícia Carvalho Mesel, a programação reúne integrantes da magistratura, da academia, nas áreas de Sociologia e Psicologia, representantes de Organizações não Governamentais (ONGs) e militantes engajados na causa. O seminário tem como público-alvo empregados, empregadores, sindicatos, acadêmicos, estudantes das áreas de Direito, Psicologia, Sociologia e Jornalismo e interessados no tema.

Getrin6

O Getrin6 é integrado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), Ministério Público do Trabalho (MPT-PE), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (MTE-SRTE/PE), Advocacia-Geral da União (AGU) e Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Fazem parte também a Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro/PE), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Prefeitura Municipal de Olinda, Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (OAB/CAAPE) e Instituto Nacional de Educação, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Tecnologia (Inemast).

O Grupo desenvolve em Pernambuco, desde julho de 2012, ações do Programa Trabalho Seguro – iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Por todo o país, o Getrin promove campanhas, palestras, encontros, seminários, ações educativas e discussões sobre temas que envolvem o trabalho infantil, transtornos mentais relacionados com o trabalho, assédio moral, saúde mental dos trabalhadores, educação em Segurança e Saúde no trabalho (SST), trabalho portuário e aquaviário, entre outros.

Confira a programação completa.