Assédios moral e sexual são tema de palestra do MPT na Procuradoria da Fazenda Nacional no Recife

Nesta quarta-feira (24), às 14h30, a procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco Melícia Carvalho Mesel se reúne com integrantes da Procuradoria Regional da Fazenda Nacional da 5ª Região para falar sobre os assédios moral e sexual no ambiente de trabalho. O evento, que é voltado para o público interno do órgão, tem o objetivo de disseminar informações e sedimentar a cultura de respeito mútuo na regional. 

A procuradora, que é titular local da Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade) do MPT, vai abordar o que caracteriza cada uma das práticas assediosas. Também vai falar como o MPT tem atuado nos casos que tem conhecimento e como tem sido cada vez mais importante o diálogo de órgãos públicos sobre o tema. 


Assédio Moral
No Brasil, segundo pesquisa publicada pela BBC, mais da metade dos trabalhadores da presente geração informam já ter sofrido algum tipo de assédio moral no trabalho. A pesquisa aponta que o problema é mais comum entre mulheres, que representam 52% das vítimas consultadas.

De 2015 a 2017, de acordo com levantamento do Tribunal Superior do Trabalho (TST), foram levadas à Justiça um total de 479.958 reclamações de assédio moral no trabalho, o que compõe uma média de 400 processos por dia tendo sido abertos durante o período.

 

MPT Quadrinhos
É possível saber mais sobre os assédios moral e sexual por meio da série MPT Quadrinhos. No site http://www.mptemquadrinhos.com.br/ também é possível fazer o download desses gibis e de outros com temas diferentes, mas que tratam de questões sobre o mundo do trabalho.