Abril Verde | Ensaio fotógrafico conscientiza público sobre condições de saúde e segurança no trabalho

Durante o mês de abril, o ensaio fotográfico “Trabalhadores” estará exposto no Fórum Advogado José Barbosa de Araújo do Recife e na Biblioteca Central da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). A mostra ocorre em alusão ao Abril Verde, que busca conscientizar a sociedade sobre a importância das condições de saúde e segurança no trabalho.

 A exposição “Trabalhadores” reúne 24 imagens que mostram as condições de trabalho em setores com grande incidência de irregularidades relativas à saúde e à segurança. São fotografias sobre a colheita de cana-de-açúcar, o setor frigorífico, a construção civil, o uso de amianto, a realidade dos vaqueiros nordestinos e o trabalho na indústria do gesso. As obras, de autoria de Geyson Magno, André Esquivel e Walter Firmo, foram extraídas dos livros “Trabalho” e “O Verso dos Trabalhadores”, publicados pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).  

No período dos dias 3 a 13 de abril, as fotografias estarão na Biblioteca Central da Unicap. No próprio dia de lançamento, haverá uma roda de diálogo sobre o saúde e segurança no trabalho, marcando o começo da exposição. Na sequência, as imagens ficam expostas no Fórum Advogado José Barbosa de Araújo, na Imbiribeira, onde estão situadas as Varas de Trabalho do Recife. Pelo local circulam um número significativo de pessoas

São parceiras nas exposições: A Unicap, por seus cursos de Fotografia e Jornalismo, o Tribunal Regional do Trabalho de Pernambuco (TRT-PE) e o Grupo de Trabalho Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Getrin).

Abril Verde

O  mês de abril foi escolhido em alusão ao Dia Mundial da Saúde (7) e ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho (28). Esta última data foi instituída por conta de uma explosão que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. Nesse dia, são realizados eventos no mundo todo para a conscientização dos trabalhadores e empregadores quantos aos riscos de acidentes no trabalho. O Brasil registra uma média superior a 700 mil acidentes de trabalho por ano, pelo menos desde de 2010, segundo dados da Previdência Social.

Agenda

Dentro da agenda de atividades do Abril Verde, está programado o lançamento oficial do Observatório do Trabalho Seguro, no dia 25 do mês, na sede do MPT-PE. O portal é uma ferramenta que dispõe dados georreferenciados de incidência e de número de notificações de acidentes de trabalho, gastos previdenciários acumulados e dias de trabalho perdidos, você pode ter acesso clicando aqui. Na ocasião haverá uma capacitação com o público-alvo conduzida pela procuradora do Trabalho Gabriela Tavares Maciel.  A ação faz parte das atividades da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente de Trabalho (Codemat).

Tags: Abril Verde