Resgate a infância | MPT se reúne com municípios e gerências de educação

Nesta quarta-feira (30), o Ministério Público do Trabalho (MPT) promove reunião da 2ª etapa do MPT na Escola no interior do Estado, dentro das ações do projeto Resgate a infância. A partir das 10h, na unidade do órgão em Caruaru, o procurador do Trabalho Ulisses Dias de Carvalho se encontra com representantes de 16 municípios e das Gerências Regionais de Educação do Agreste e Sertão pernambucanos.

Foram chamadas para aderir ao projeto as Gerências Regionais de Educação do Sertão do Moxotó-Ipanema, do Sertão do Alto Pajeú e do Sertão do Submédio São Francisco, além dos municípios de Ibimirim, Santa Terezinha, Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Brejinho, Buíque, Carnaíba, Custódia, Flores, Itaíba, São José do Egito, Serra Talhada, Sertânia, Tabira, Tupanatinga e Tuparetama.


De acordo com Ulisses, no programa, os educadores ganham formação sobre o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, trabalho adolescente protegido, com a Lei do Aprendiz, e combate e prevenção do trabalho infantil. Os educadores também recebem orientações sobre como abordar o tema em sala de aula e são convidados a criarem planos de ação para suas escolas, na intenção de construir projetos, sempre acompanhados pelo MPT.


Aderindo ao projeto, a capacitação vai dos educadores indicados acontecerá em 17 de outubro, às 14h, na Câmara de Vereadores de Serra Talhada.


Resgate a infância

O Projeto Estratégico "Resgate a Infância" do MPT possui  três eixos: políticas públicas, educação e profissionalização. O objetivo geral é prevenir e combater o trabalho infantil, conscientizar a sociedade, fomentar políticas públicas, promover a formação profissional e proteger o trabalhador adolescente. No eixo educação, o MPT na Escola é a principal iniciativa. Ao longo de anos, tem conseguido atingir seus principais objetivos, como conscientizar a sociedade por meio da comunidade escolar, romper barreiras culturais, mitos e fortalecer o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente. Só em 2015, MPT na escola teve adesão de 392 municípios em todo o país, atingindo 3.607 escolas 34.153 professores e 649.418 alunos.

Tags: trabalho infantil, mpt na escola, resgate a infância