Nova sede | Thereza Bitu dá nome ao prédio por contribuição ao mundo jurídico

Maria Thereza Lafayette de Andrade Bitu foi homenageada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco, ao colocar o nome dela no novo edifício-sede do órgão, inaugurado nesta quarta-feira (19), durante solenidade. Dentre as razões para o reconhecimento, está o fato de Thereza Bitu ter sido primeira mulher a chefiar o órgão no estado.

Ela, que veio para o Recife para cursar o ensino secundário, tornou-se jurista no ano de 1949, após estudar na Faculdade de Direito do Recife, em turma de apenas seis mulheres. Iniciou a carreira na mesma instituição, seguindo para a Procuradoria Regional do Trabalho – como era nomeado o MPT antes de desvincular-se do Ministério do Trabalho – em 1957, onde se tornou a primeira mulher a ser procuradora do Trabalho no estado. Empossada procuradora-chefe em 1978, foi também a primeira mulher a chefiar o órgão.

Primeira folha do registro funcional de Thereza Bitu/ Foto: Documentação PGT


Em 1985, foi nomeada juíza togada do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), quando também foi a primeira desembargadora do órgão. Assumiu a vice-presidência do tribunal no ano de 1992. Ao longo da carreira, foi agraciada diversas vezes. Destacam-se os reconhecimentos da Ordem do Mérito Judiciário Grau Comendador e as medalhas Conselheiro João Alfredo Correia de Oliveira e Conselheiro Eurico de Castro Chaves Filho. Thereza Bitu, que faleceu em 1994, também nomeia o fórum trabalhista de Monteiro (Paraíba), cidade natal dela.

Thereza Bitu na inauguração da 20ª Junta de Conciliação e Julgamento do Recife/ Foto: Acervo TRT-PE


“Doutora Thereza Bitu era uma pessoa iluminada, amorosa e muito firme nas decisões e no comando do MPT”, descreve o procurador Regional aposentado do Ministério Público do Trabalho, Everaldo Gaspar Lopes de Andrade, contemporâneo de Thereza Bitu no órgão. Ele reconhece as contribuições da procuradora e juíza para o mundo jurídico, especialmente durante o período em que chefiou o MPT-PE.


“Ela comandou o órgão em um momento muito difícil da história brasileira, durante a ditadura militar. Thereza honrou a profissão ao ser extremamente competente e comprometida com a defesa dos interesses dos trabalhadores e com a justiça social”, aponta Gaspar. Ele cita o brilhantismo da atuação dela nas questões coletivas do trabalho, enaltecendo particularmente os pleitos de greve e demandas camponesas.

Thereza Bitu na cerimônia de posse como vice-presidente do TRT-PE em 1992/ Foto: Acervo TRT-PE


Para Waldir Bitu, procurador Regional do Trabalho e filho da homenageada, o pioneirismo e o legado deixado por ela permanecerá na história do Estado brasileiro. “Afirmo com orgulho que Thereza Bitu tinha estilo simples, direto e cuidadoso de administrar. Em qualquer situação, era visível seu equilíbrio, lealdade e senso de responsabilidade no cumprimento do dever funcional”, diz o procurador. Ele enfatiza que o espírito vanguardista de Thereza Bitu segue alinhado com a corrente atuação do MPT. “À frente de seu tempo, o Ministério Público do Trabalho continua sendo referência na construção de uma sociedade mais justa, fraterna e humana”, assevera.

Tags: nova sede, inauguração