Congresso Getrin6 | Livro O verso dos trabalhadores é apresentado ao público recifense em bate-papo com autores

A escritora Clara Arreguy e o fotógrafo Geyson Magno participam de mesa-redonda na terça-feira, às 15h40, no auditório da Fiepe

O livro O Verso dos Trabalhadores, que reúne obras inéditas de Mia Couto, Eliane Brum, Xico Sá, Marcelo Rubens Paiva, Clara Arreguy, Walter Firmo, Geyson Magno e vários outros escritores e fotógrafos, será apresentado ao público recifense durante o 2º Congresso Pernambucano de Trabalho Seguro, na terça-feira (24), às 15h40, no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe). O evento é realizado pelo Grupo de Trabalho Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho da Sexta Região (Getrin6).

Na ocasião, um dos organizadores do projeto, o jornalista Alessandro Soares, irá coordenadar mesa-redonda com Geyson Magno, que assina dois ensaios fotográficos no livro, Gesseiros e Vaqueiros, e a escritora Clara Arreguy, autora do conto Isaulina. Resultado de um ano e meio de produção, o livro também é composto de textos de Milton Hatoum, Lya Luft, José Luiz Passos, José Rezende Jr., e fotografias de Tibério França, Avener Prado e Marlene Bergamo.

Publicado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), por iniciativa da Coordenadoria de Combate às Fraudes Trabalhistas (Conafret), em parceria com a editora Terceiro Nome, o livro foi lançado em agosto deste ano, em Brasília. Como forma de inovar no congresso deste ano, incluindo na programação uma atividade cultural, o Getrin6 articulou a mesa-redonda com os autores. A novidade permitirá que o público faça contato com o mundo do trabalho através da perspectiva artística, especificamente por meio de fotos e textos. O Verso dos Trabalhadores traz o universo laboral sem a aridez dos termos jurídicos, apresentando visões particulares de autores que aceitaram o desafio de produzir imagens e textos especialmente para o projeto.

Livro reúne fotografia e literatura, com diferentes perspectivas sobre a realidade do trabalho no Brasil
Livro reúne fotografia e literatura, com diferentes perspectivas sobre a realidade do trabalho no Brasil

Sobre o projeto

“O Verso dos Trabalhadores nasce do desejo de incentivar a reflexão sobre as profissões, suas simbologias e impactos na vida contemporânea. A partir dessa ideia, convidamos diferentes autores a fazerem literatura e fotografia especialmente para o projeto”, explica o jornalista Alessandro Soares que, juntamente com o colega de profissão Rodrigo Farhat, organizaram o livro. Os nove escritores produziram obras em diferentes gêneros literários, de crônica a carta, passando por artigo e conto. O único texto não inédito é a História de Dois Encontros, de Milton Hatoum, que assina o prefácio da edição.

Entremeando o material literário, sete ensaios fotográficos completam a obra. Dois são de autoria de Geyson Magno e outros dois do Tibério França. Avener Prado, Marlene Bergamo e Walter Firmo integram a lista com um ensaio cada. “As narrativas e os enquadramentos de imagens foram concebidos sem qualquer necessidade de obediência a regras e conteúdos, por vezes, superficiais, da notícia. Os textos de ficção aqui reunidos contribuem para uma melhor apreensão da realidade, mostrando novos ângulos e olhares, dado voz a afetos, dores e pensamentos”, argumenta Alessandro Soares.

O livro, de distribuição gratuita e limitada, foi produzido com recurso de multas envolvendo ações do MPT aplicadas a empresas que infringiram leis trabalhistas, especificamente destinados a ações de comunicação. A publicação está disponível na internet pelo site http://www.oversodostrabalhadores.com.br/

Perfil dos participantes do evento

Clara Arreguy

Jornalista e escritora, Clara Arreguy nasceu em Belo Horizonte e vive em Brasília desde 2004. Trabalhou nos jornais Estado de Minas e Correio Braziliense e escreveu crônicas para a revista Veja Brasília. Atua como blogueira de literatura e editora de livros, sites e portais. Edita também livros de outros autores, por meio de seu selo, Outubro Edições, e produz textos para publicações de fotografia. É autora de oito livros.

Em 2015 lançou o volume de contos Sonhos Olímpicos (Franco Editora, Juiz de Fora) e o romance Dia de Sol em Tempo de Chuva (Chiado Editora, Portugal). Os outros livros de Clara Arreguy são Siga as setas amarelas: de bicicleta no caminho de Compostela (Outubro Edições, romance, 2014), Rádio Beatles (Outubro Edições, romance, 2012); Catraca Inoperante (Outubro Edições, crônicas, 2011), Tempo Seco (Geração Editorial, romance, 2009); Fafich (Conceito Comunicação, memórias, 2005); e Segunda Divisão (Editora Lamparina, romance, 2005).

Geyson Magno

Fotógrafo profissional desde 1993, com atuação nas áreas de fotografia editorial (fotojornalismo) e fotografia publicitária. Realizou fotografias para diversas empresas de comunicação nacionais e internacionais. Possui um acervo fotográfico do Nordeste brasileiro com mais de 15.000 imagens. Foi coordenador de Fotografia da Secretaria de Cultura do estado de Pernambuco de 2009 a 2011, nesse período foi gestor, implementando políticas públicas para o setor.

Participou das comissões julgadoras de diversos concursos de fotografia( Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo/PE, Prêmio Mestre Salustiano de Fotografia/PE, Prêmio de fotografia Pernambuco Nação Cultural/PE, Prêmio Nordeste de Fotografia, entre outros). É autor do livro e da exposição Encourados, 2006. Vencedor do Prêmio de Fotografia Pernambuco Nação Cultural 2008, e dos Prêmios Abril de Fotojornalismo em 1998 e de Jornalismo em 2009. Menção Honrosa no Salão Paraibano de Fotografia em 1999, João Pessoa e dos Salões FINEP de Fotografia em 1996 e 1997/RJ. Graduando do curso de Licenciatura Plena em Filosofia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru.

Getrin6

Integrado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (MTE-SRTE/PE), a Advocacia-Geral da União (AGU) e o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), além da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro/PE), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Prefeitura Municipal de Olinda, o Getrin6 desenvolve em Pernambuco as ações do Programa Trabalho Seguro. O Programa é uma iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e tem como gestores regionais os magistrados do TRT-PE, desembargador Fábio Farias e juíza Ana Freitas.

Tags: Getrin6, verso dos trabalhadores