MPT em Pernambuco e SETUR-PE tratam sobre enfrentamento ao trabalho infantil

Os procuradores do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco Leonardo Mendonça e Gustavo Teixeira participaram, na quarta-feira (9), de reunião na Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco (SETUR-PE). No encontro, os representantes do órgão ministerial foram recebidos pelo Secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes, e pelo Superintendente de Equipamentos da SETUR-PE, Romildo Filho para tratar de questões como ações educativas e campanhas de enfrentamento ao trabalho infantil.

Além disso, foi feito o convite para a Secretaria participar do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em Pernambuco (Fepetipe) e do Fórum de Aprendizagem Profissional de Pernambuco (Forap), dos quais o MPT em Pernambuco já faz parte. O Secretário Rodrigo Novaes aderiu à campanha e às ações propostas pelos Fóruns, salientando que o tema é uma preocupação da SETUR-PE.

(Da esquerda para a direita) Procurador do Trabalho Gustavo Teixeira, Secretário Rodrigo Novaes, Procurador do Trabalho Leonardo Mendonça, Superintendente Romildo Filho
(Da esquerda para a direita) Procurador do Trabalho Gustavo Teixeira, Secretário Rodrigo Novaes, Procurador do Trabalho Leonardo Mendonça, Superintendente Romildo Filho

COMBATE E ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL

Junho é o mês em que as ações de combate à exploração da mão de obra de crianças e adolescentes ganham mais visibilidade, por ocasião do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil (12). Neste ano, há ainda um reforço pelo fato de 2021 ser o Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil, conforme aprovado por unanimidade pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2019. O principal objetivo do Ano é instar os Estados membros a tomarem medidas imediatas e eficazes para eliminar as piores formas de trabalho infantil, e, até 2025, pôr fim ao trabalho infantil em todas as suas formas, itens previstos nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS).