Polo Gesseiro l GT participa de reunião da Câmara Setorial do Gesso

Integrantes do Grupo de Trabalho (GT) do Gesso participaram, na tarde de ontem (1º), de reunião ordinária da Câmara Setorial do Gesso de Pernambuco. O encontro foi a oportunidade do GT, representado por integrantes do Ministério Público do Trabalho (MPT), da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV), estreitar relações com entidades e órgãos relacionados à cadeia produtiva do setor.

Na ocasião, o GT fez uma presentação sobre o trabalho desenvolvido no Sertão do Araripe, maior polo gesseiro do mundo. O convite para a reunião do colegiado é um aceno positivo para a atuação do grupo.

O coordenador do GT do Gesso e procurador-chefe-substituto do MPT em Pernambuco, Rogério Sitônio participou da reunião. “Nosso grande objetivo é que o Plano de Desenvolvimento Local seja realmente efetivado e não se torne, apenas, um protocolo de intenções. Essa articulação, junto à Câmara Setorial do Gesso, é fundamental nesse processo que precisaremos do envolvimento de toda sociedade”, pontuou.

PDL

A próxima agenda do GT do Gesso é a apresentação do Plano de Desenvolvimento Local (PDL), documento que visa promover ações em favor do trabalho decente no setor. O plano está em fase de conclusão e deve ser apresentado em solenidade, ainda neste semestre.

GRUPO DE TRABALHO

Desde 2015, o MPT, por meio do GT do Gesso, acompanha a situação das condições de trabalho no Sertão do Araripe pernambucano, com o intuito de garantir melhorias no meio ambiente de trabalho no setor. O grupo atua através de inspeções, audiências públicas, assinatura de compromissos de ajustamento de conduta e o ajuizamento de demandas coletivas contra empresas da região.