Reconecta 2020: Evento virtual para inclusão de pessoas com deficiência começa nesta quinta (3)

Brasília (DF) - Para marcar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, começa nesta quinta-feira (3) o Reconecta 2020, a Conferência e Exposição Nacional de Inclusão e Acessibilidade das Pessoas com Deficiência promovida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e instituições parceiras. A programação segue até 5 de dezembro, 100% virtual, gratuita, com total acessibilidade e pode ser acompanhada pelo site reconecta.mpt.mp.br, que já está no ar, com mais de 3600 oportunidades de trabalho, conforme o mural de vagas publicado no portal.

Além disso, serão apresentadas iniciativas de diferentes órgãos que realizam cadastros de pessoas com deficiência para inclusão no mercado de trabalho. O evento vai abordar temas como acessibilidade, avaliação biopsicossocial, educação inclusiva, habilitação profissional, emprego apoiado e outros. Conta ainda com informações sobre inovações em tecnologia assistiva, pesquisas científicas nos diversos domínios de vida das pessoas com deficiência, e a respeito de atividades culturais, esportivas e de lazer inclusivas.

Representando o MPT em Pernambuco, a procuradora regional do Trabalho Izabel Christina Baptista atua como mediadora da mesa de diálogo "Reserva de Cargos, Acessibilidade, Aprendizagem, Emprego Apoiado", que acontece hoje (3), de 17h às 20h. Participam do painel a vice-Procuradora-Geral do Trabalho, Maria Aparecida Gugel; a auditora fiscal do Trabalho Patrícia Siqueira; o profissional em assuntos de pessoas com deficiência Romeu Sassaki; o desembargador TRT 9ª Região Ricardo Tadeu Marques da Fonseca; José Antônio dos Santos Borges e Oswaldo Barbosa.

Entre as atividades culturais, a programação terá uma orquestra de violões, um coral de Libras e a peça de teatro acessível “Os Inclusos e os Sisos”, trazida pela ativista, jornalista, escritora especializada em inclusão e democracia e fundadora da ONG Escola de Gente – Comunicação e Inclusão, Cláudia Werneck. Todas as transmissões contam com tradução em Libras, audiodescrição e legendas em português.

EM CARTAZ: “OS INCLUSOS E OS SISOS”

Cláudia Werneck explica que o grupo de teatro acessível presencial foi criado desde 2003, tendo como fundadores o diretor Diego Molina e a atriz Tatá Werneck, sua filha. Mas foi um desafio mantê-lo durante a pandemia e trazê-lo para o mundo virtual. “Porque ninguém imagina o que é você praticar um espetáculo com Libras, legenda e audiodescrição, juntando tecnologia, com online e ao vivo”. Ela conta que o primeiro espetáculo virtual totalmente acessível da internet brasileira foi exibido em setembro deste ano e que esta será a segunda apresentação desse tipo, com a peça “Os Inclusos e os Sisos”, durante o Reconecta 2020.

Para a jornalista, “sem acessibilidade, a arte não existe. Porque a arte, ela é, por natureza, democrática. E você não tem democracia, sem acessibilidade comunicacional. Se você não exerce seu direito à comunicação de modo amplo, contemplando todos os modos legitimamente humanos das pessoas receberem e passarem informação, de receberem conteúdo e opinarem sobre esse conteúdo, a gente não consegue estruturar uma sociedade democrática”, conclui.

Cláudia Werneck também fará palestra das 10h às 12h desta sexta-feira, 4 de dezembro, no palco 1 do Reconecta, na sala “Informação e Comunicação Simples e Acessível”. Já o espetáculo “Os Inclusos e os Sisos” será transmitido às 20h do mesmo dia, pelo canal TVMPT (tudo junto) no Youtube, com link disponível no site reconecta.mpt.mp.br.

*Com informações da Ascom PGT.