Evento da Unicef dialoga sobre exclusão escolar com a participação do MPT

Para discutir estratégias de combate à exclusão escolar, o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco, por meio da procuradora Jailda Pinto, participa de evento organizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A discussão ocorre na próxima segunda-feira (2) a partir das 8h30 na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores Professor Paulo Freire, no bairro da Madalena.

O evento faz parte de um iniciativa da entidade intitulada de Plataforma dos Centros Urbanos (PCU), que tem o objetivo de promover os direitos das crianças e dos adolescentes mais afetados pelas desigualdades intramunicipais nas capitais brasileiras. A organização entende que a distribuição desigual das oportunidades obrigam muitos meninos e meninas a crescerem nos centros urbanos, excluídos das políticas públicas e em situação de vulnerabilidade ou de extrema violência.

O tema do enfrentamento à exclusão escolar será discutido na modalidade de diálogo temático intersetorial, considerando as contribuições de diferentes atores públicos e da sociedade civil organizada. Como representante do MPT, a procuradora Jailda Pinto defende o direito à educação de crianças e adolescentes e reforça a importância do ensino para a proteção da infância.

"A falta de vagas nas creches, a má qualidade do ensino e a dificuldade de conter a evasão escolar dos adolescentes contribuem para aumentar o número de meninos e meninas no trabalho precoce, correndo o risco de se envolverem com o tráfico de drogas e a exploração sexual", adianta Jailda.

Dados

Em 2018, a taxa de distorção idade série da rede pública no ensino fundamental, conforme metodologia do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), foi de 27,8%. Muitas crianças e adolescentes continuam enfrentando o desafio de aprender. Em 2018, a taxa de abandono escolar no ensino fundamental da rede pública do Recife foi de 0,7% e dos alunos do ensino médio foi de 1,1%.

Veja a programação completa.