MPT participa de reunião para contratação de aprendizes do sistema socioeducativo

Na manhã desta terça-feira (6), a procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco Jailda Pinto participou de reunião na Defensoria Pública do Estado de Pernambuco para acertar os últimos detalhes da contratação de jovens aprendizes pelo órgão estadual. Ela, que fez a interface entre a Defensoria e a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), celebrou o fato de neste primeiro semestre a unidade receber 10 jovens egressos do sistema.


Até a sexta-feira, os termos de cooperação e os convênios deverão ser celebrados pelas entidades envolvidas, por meio do Projeto Vida Aprendiz. Para o MPT, a aprendizagem é uma importante forma de combate ao trabalho infantil e de estímulo à profissionalização. “Se a aprendizagem já é um instituto importante no combate ao trabalho infantil, ele, quando voltado para também incluir os jovens em situação de cumprimento de medida socioeducativa, amplia seus efeitos positivos”, disse.


Além da procuradora, que também é gerente nacional do eixo Educação do Projeto Estratégico Resgate a Infância do MPT, estiveram presentes na reunião pela secretaria da Criança e Juventude, João Suassuna, que é secretário executivo, Bruno Medeiros, superintendente da mesma pasta, Suelly Cisneiros, gerente geral do sistema socioeducativo e Lígia Vasconcelos, coordenadora do projeto aprendiz. Pela Defensoria, estiveram presentes o subdefensor Geral, José Fabricio Silva de Lima, e o defensor público, João Antônio de Mello.


Novas articulações


O MPT tem articulado outras inserções dos jovens em outros órgãos, como o MPPE e o TJPE. Eles avaliam a forma de viabilizar as contratações. Com a Defensoria, ainda é possível que sejam contratados, no segundo semestre, mais 10, totalizando 20 jovens.


Vida aprendiz


O Projeto Vida Aprendiz oferece capacitação para mercado de trabalho a jovens socioeducandos e egressos da Funase. A ideia da política é romper com o ciclo de violência e marginalidade a que estão expostos. O projeto Vida Aprendiz, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), proporciona a inserção dos jovens de 14 a 22 anos em instituições e órgãos públicos, na categoria de aprendiz, garantindo direitos trabalhistas e previdenciários para os selecionados.


Foto: Pedro Luiz/SDSCJ

Tags: aprendizagem