Estudantes da rede municipal do Recife conhecem MPT em visita guiada

Nesta terça-feira (17), pela manhã, cerca de 30 alunos da rede pública da prefeitura do Recife visitaram a sede do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco. A ideia foi apresentar aos estudantes as instalações do órgão, bem como as formas de atuação, sendo o mote principal da visita o Dia da Segurança e Saúde nas Escolas, cuja data é lembrada em 10 de Outubro.


O evento foi guiado pelos procuradores do Trabalho Leonardo Osório e Gabriela Tavares, ambos da Coordenadoria de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (Codemat), nacional e local, respectivamente. Os estudantes do 5º, 6º e 8º da Escola Municipal Antônio de Brito Alves, que fica no bairro da Mustardinha, tiveram a oportunidade de entender melhor seus direitos enquanto cidadãos.

Os procuradores explicaram, por exemplo, que o trabalho infantil é permitido apenas a partir dos 14 anos, na categoria de aprendiz. Aos 16 anos, o jovem já pode laborar com exceção de períodos noturnos e perigosos. Outro assunto abordado foi o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Para trazer à realidade das crianças foi feito um paralelo entre o EPI e caneleiras de jogadores de futebol. “Mas lembrando que o EPI é apenas um dos fatores que contribuem com a segurança do ambiente. Ele é individual e o foco da proteção deve ser sempre coletivo, antes de tudo”, disseram os membros.

Também foram exibidos vídeos institucionais do Programa Saúde na Escola, que em formato de desenho animado reforçou a relação fundamental entre ambiente sadio e a convivência harmônica do meio escolar.

 

Os cerca de 30 estudantes ouviram e interagiram com os procuradores sobre a importância do ambiente escolar.
Os cerca de 30 estudantes ouviram e interagiram com os procuradores sobre a importância do ambiente escolar.

 

 

Tags: saúde, segurança, estudante, escola