MPT em Pernambuco celebra vencedores da etapa estadual do Prêmio MPT na Escola
Os vencedores da etapa estadual do projeto MPT na Escola receberam, na manhã de sexta-feira (1º), as premiações pelas conquistas dos três primeiros colocados nas categorias Conto, Desenho, Música e Poesia. O evento, promovido pela coordenadoria regional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescente (Coordinfância) do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco, aconteceu no auditório Senador Sérgio Guerra, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).
Todas as produções artísticos e culturais, que participaram do prêmio, enalteceram a importância do combate ao trabalho infantil e promoção dos direitos de crianças e adolescentes. Em sua fala, a procuradora do Trabalho e coordenadora regional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescente (Coordinfância), Jailda Pinto, enalteceu a qualidade das obras e destacou o empenho dos professores dos municípios envolvidos.
“Vários fatores contribuem para o trabalho infantil, mas existe um fator que gestores de educação e professores, enquanto educação, devem intervir, que é a naturalização do trabalho de crianças e adolescentes. Nós precisamos desnaturalizar essa prática. É preciso conscientizar famílias e crianças que trabalho infantil nunca é solução de qualquer problema, mas a garantia de todos os direitos, sobretudo à educação e ao não trabalho até a idade que a Lei permite”, comentou Jailda Pinto.
Além dos estudantes ganhadores da etapa estadual do prêmio MPT na Escola, a solenidade contou com a participação de professores e gestores municipais e integrantes da comissão julgadora estadual, composta por profissionais do órgão ministerial, instituições parceiras e adolescentes protagonistas. Mais de 24 mil estudantes do 4º e 5º ano do ensino fundamental e 1200 professores estiveram envolvidos no projeto MPT na Escola 2023, em Pernambuco, que contou com a participação de 307 escolas de 30 municípios.
OS VENCEDORES
Os grandes vencedores do dia foram os municípios de Timbaúba, Araripina e Limoeiro. Timbaúba foi o primeiro colocado nas categorias Conto e Música. O primeiro lugar da modalidade Desenho ficou com o município de Araripina. Limoeiro ganhou o primeiro lugar na categoria Poesia. Na categoria Conto, o segundo e o terceiro colocado foram, respectivamente, Carpina e Gameleira. Petrolina e Barreiros ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente, na modalidade Desenho. O município de Granito ficou em segundo lugar e Caruaru em terceiro na categoria Poesia. Na modalidade Música, Ribeirão e Gameleira ficaram em segundo e terceiro lugar.
O PRÊMIO
O Prêmio MPT na Escola premia os melhores trabalhos artísticos e culturais dos estudantes das instituições de ensino que integram o projeto em todo o Brasil. Este ano, concorrem estudantes do 4º e do 5º ano do ensino fundamental, com produções que tratem sobre a importância do combate ao trabalho infantil nas modalidades Conto, Desenho, Música e Poesia. O projeto acontece em três etapas: local, estadual e nacional.
RESGATE A INFÂNCIA
O Projeto Estratégico "Resgate a Infância" é uma realização nacional do MPT, por meio da Coordinfância, e possui três eixos: políticas públicas, educação e profissionalização. O Projeto MPT na Escola faz parte do eixo educação do respectivo projeto. O objetivo geral é prevenir e combater o trabalho infantil, conscientizar a sociedade, fomentar políticas públicas, promover a formação profissional e proteger o trabalhador adolescente.