MPT e TRT articulam suspensão da greve dos metroviários

Durante a segunda mediação pré-processual, acerca da paralisação dos metroviários, a categoria laboral acatou proposta do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco para suspender a greve por 48 horas. A proposta, sugerida pela procuradora-chefe, Ana Carolina Lima Vieira, aguarda retorno da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST) sobre proposta firmada ainda na primeira rodada de negociação, na última sexta-feira (04). Uma terceira rodada de negociação acontece na próxima quarta-feira (09), às 14h, na sede do MPT em Pernambuco.

“Diante dessa promessa de negociação da SEST, o Ministério Público, acredita que esse prazo vai ser suficiente para que a gente consiga finalizar a negociação. Vamos tentar intermediar um acordo junto com a CBTU e as demais sindicatos das categorias envolvidas. O MPT está bem otimista de que vamos conseguir chegar a um acordo que ponha fim à greve da melhor forma possível”, pontuou Ana Carolina Lima Vieira, que comanda a negociação junto com o vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6), o desembargador Sergio Torres.

A procuradora-chefe, Ana Carolina Lima Vieira, comanda a negociação junto com o vice-presidente do TRT6, o desembargador Sergio Torres.
A procuradora-chefe, Ana Carolina Lima Vieira, comanda a negociação junto com o vice-presidente do TRT6, o desembargador Sergio Torres.


A greve dos metroviários teve início na quarta-feira (02). Na última sexta-feira (04), o TRT6 promoveu a primeira reunião pré-processual para tentativa de conciliação entre o sindicato dos metroviários e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que finalizou sem acordo. Ainda no primeiro dia da greve, após análise da liminar do dissídio coletivo ajuizado pela CBTU, o TRT6 determinou o retorno de 60% da frota de metrô na Região Metropolitana do Recife em horários de pico e 40% nos demais períodos. O descumprimento da determinação prevê o pagamento de multa de R$60 mil por dia. A proposta do MPT em Pernambuco inclui reajuste salarial de 7% e progressão da carreira até o nível 110.