Fórum entrega carta no Congresso Nacional contra redução de idade mínima para trabalho

Passado o recesso parlamentar e diante da possibilidade de entrada em pauta da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 18/2011 que prevê a redução da idade mínima de admissão ao trabalho para 14 anos, na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal (CCJ), o Fórum de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil de Pernambuco (Fepetipe) divulgou carta, no último dia 31 de julho, em que manifesta preocupação. O documento contém a posição contrária da rede de proteção da criança e do adolescente no estado à PEC. Nesta terça-feira (4), representantes do Fepetipe estarão no Congresso Nacional apresentando o documento à bancada pernambucana. Articulação segue até a quinta-feira (6).

A ideia do grupo é entregar aos parlamentares o documento e pedir que votem contra a proposta logo na CCJ, uma vez que é clara para os integrantes do fórum a inconstitucionalidade do texto. “A PEC não pode prosperar pois viola cláusula pétrea, atinge a cláusula de vedação do retrocesso e ofende a dignidade da pessoa humana, fundamento da República Federativa do Brasil.”

O grupo ainda traz na carta dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que indicam ainda que crianças que ingressam aos dez anos no trabalho, ao chegarem à idade adulta, conseguem  salário equivalente a apenas 20% daquele que recebem os jovens que passam a trabalhar com 18 anos e que, em média, possuem sete anos de escolaridade.

Para as entidades que compõem o Fepetipe, é preciso continuar a avançar no enfrentamento das causas que geram a situação de desproteção social de crianças, adolescentes e suas famílias, garantindo a esses/as condições de igualdade no acesso aos direitos preconizados constitucionalmente, através de políticas públicas eficazes, com maior investimento orçamentário.

O que diz a lei - De acordo com a Constituição Federal, só é permitido começar a trabalhar a partir dos 16 anos, exceto nos casos de trabalho noturno, perigoso, insalubre ou penoso ou das piores formas de trabalho, nos quais a idade mínima é de 18 anos. A Constituição admite, também, o trabalho a partir dos 14 anos, mas somente na condição de aprendiz. A PEC propõe reduzir a idade mínima para o trabalho para os 14.

Para ler a carta na íntegra, clique aqui

 

Leia mais sobre o tema:

Para MPT, PEC que reduz idade para o trabalho é retrocesso

Reduzir idade mínima para o trabalho no Brasil é um retrocesso, alerta OIT

Tags: Fepetipe, carta, PEC 18/2011