Conselheiros tutelares do interior são capacitados para identificar casos de trabalho infantil

O Ministério Público do Trabalho em Pernambuco (MPT-PE), por meio do procurador do Trabalho Ulisses Dias de Carvalho, realizou capacitação com os conselheiros tutelares de Carnaubeira da Penha, Custódia, Floresta, São José do Belmonte, Serra Talhada e Sertânia. O objetivo foi auxiliar os municípios na identificação da existência de trabalho infantil. O encontro foi realizado no último dia 7, em Serra Talhada.

Na reunião, os presentes tiveram a oportunidade de conhecer melhor o que é o MPT e como o órgão pode ajudar no combate ao trabalho infantil. Entre os assuntos discutidos, estiveram o do mito que é melhor a criança trabalhar do que ficar na rua ou que famílias pobres para garantir a sobrevivência devem envolver os filhos no trabalho.

Na capacitação, foi entregue cópia do Manual de Atuação dos Conselheiros Tutelares. O procurador destacou que pretende promover a atividade em outros locais do Sertão. “Até o final do ano, pretendemos fazer outra ação na região do Araripe”, pontuou Ulisses.


Trabalho infantil


No Brasil, atualmente, existem 3,188 milhões de crianças e adolescentes trabalhando. Só em Pernambuco, o valor corresponde a 146 mil. Segundo os dados Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD 2013), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Tags: conselheiros tutelares , capacitação, serra talhada