MPT em Pernambuco estabelece plano de ação de combate ao Covid-19

O colegiado de membros do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco estabeleceu, na segunda-feira (23), um plano de ação regional de combate ao novo coronavírus (Covid-19). A iniciativa considera o estado de pandemia e o crescente número de casos do Estado, bem como a necessidade de preservar as pessoas nos postos de trabalho, sobretudo as que atuam em funções essenciais.

As iniciativas previstas no plano de ação irão atuar de forma prioritária junto aos setores econômicos essenciais, por meio de procedimentos promocionais. Transporte; limpeza urbana; assistência à saúde; serviço de call center; assistência social e atendimento à população em estado de vulnerabilidade; produção; distribuição; comercialização e entrega; segurança pública; e serviços funerários são algumas dessas categorias.

“Os profissionais que atuam na linha de frente no combate ao Covid-19 estão, especialmente, expostos a uma situação totalmente atípica que demanda ainda mais atenção do Ministério Público do Trabalho para assegurar a saúde desses trabalhadores. O nosso objetivo é atuar de forma orientativa junto a empregadores, sindicatos e autoridades”, explica a procuradora-chefe do MPT em Pernambuco, Ana Carolina Ribemboim.

Além das ações direcionadas paras os setores econômicos essenciais, o MPT em Pernambuco instituiu um Gabinete Regional de Crise, alinhado ao Gabinete de Crise criado pela Procuradoria Geral do Trabalho (PGT). O grupo irá manter o diálogo com os governos estadual e municipal, bem como com sindicatos e empregadores, para divulgar as campanhas e garantir medidas concretas de proteção à saúde dos trabalhadores.