MPT destina valores para o combate ao coronavírus em Pernambuco

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco solicitou a destinação do valor de R$ 120 mil para a aquisição de materiais que possibilitarão a realização de exames para diagnóstico do novo coronavírus (Covid-19) pelo Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (LIKA), vinculado à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

“Diante da declaração da pandemia do Covid-19, é importante a mobilização de todas as instituições no sentido de combater essa crise epidemiológica, minimizando o impacto na sociedade. O LIKA dispõe de equipamentos e capacidade técnico-científica para contribuir de forma efetiva nesse enfrentamento”, afirma o procurador do Trabalho Ulisses de Carvalho, que solicitou a destinação.

Diante da urgência, o pedido já foi avaliado e deferido pela 12ª Vara do Trabalho do Recife. A liberação dos valores será feita dentro dos próximos dias.

Não é a primeira vez que o MPT e a Justiça do Trabalho destinam valores para o LIKA. Em 2017, as instituições colaboraram para viabilizar um estudo sobre o vírus Zika, que foi posteriormente publicado na edição de outubro daquele ano na revista científica britânica Nature. O estudo tratava de um novo método molecular de diagnóstico da doença que assolou o Nordeste brasileiro em 2015.

ACP 0172300-61.2008.5.06.0012