GETRIN6 orienta ações de prevenção do Covid-19 para os trabalhadores auxiliares de serviços gerais

O Grupo de Trabalho Interinstitucional para Prevenção de Acidentes de Trabalho de Pernambuco (Getrin 6), do qual o Ministério Público do Trabalho (MPT) faz parte, emitiu, na tarde de ontem (17), ofício dirigido a empresas e órgãos públicos com orientações para ações preventivas no contexto de pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O documento se dirige aos cuidados no meio ambiente do trabalho, a exemplo de rotinas de assepsia dos posto de trabalho e, em especial, reforço dos equipamentos de proteção essenciais para o resguardo à saúde dos trabalhadores que desempenham funções de serviços gerais e limpeza.

Considerando que os profissionais de serviços gerais são imprescindíveis e estratégicos na quebra da cadeia viral do Covid-19 circulante no ambiente, o texto orienta que todos os trabalhadores que desempenham função de serviços gerais recebam um kit de proteção individual para desenvolver suas atividades composto por máscara descartável, luvas impermeáveis, proteção de vestimenta descartável, calçado impermeável, touca descartável e óculos de proteção.

Aos empregadores recomenda-se o cumprimento das seguintes medidas de prevenção, com orientação e treinamento de empregados e prestadores de serviços sobre os riscos de contágio:

Máscara, luvas, proteção de vestimentas e touca devem ser trocados ao sair do ambiente que passou por limpeza.

Acoplado ao MOP, deverá estar o saco para coleta destes paramentos usados e o MOP não deverá entrar nas salas. O calçado impermeável, deverá ser limpo ao menos duas vezes ao dia através de banho com solução que garanta a limpeza. Os óculos deverão ser lavados ao menos duas vezes por dia, com solução ou detergente neutro e higienizados com álcool. A limpeza de mesas, superfícies, teclados entre outros deverá ser realizada com flanelas descartáveis e álcool, devendo se limitar a uma flanela por mesa. Os componentes da higienização como MOP, Flanelas, vasilhames, entre outros devem ser higienizados diariamente ao fim da jornada.

Sobre o processo de trabalho desses profissionais, o Getrin6 orienta a limpeza de superfícies de mesas e armários, telefones, teclados de computadores e controles de ar condicionado, objetos de uso compartilhado, maçanetas de portas com álcool a 70% e/ou produto adequado para limpeza e assepsia duas vezes ao dia. Ainda a higienização de pisos com desinfetante e a abertura de portas e janelas para favorecimento da circulação do ar nos locais de trabalho.

O Getrin6 é um grupo de trabalho interinstitucional coordenado pelo Tribunal Regional de Trabalho da 6ª Região que integra o Programa Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho da Justiça do Trabalho . Além do MPT, integram o Grupo diversas entidades públicas e privadas, como o Ministério da Economia, através da Superintendência Regional do Trabalho, a Advocacia Geral da União (AGU), a Associação de Engenheiros de Segurança do Trabalho, a Fundação Jorge Duprat Figueiredo, de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), representada pela Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE), Centros Estadual e Regionais de Referência de em Saúde do Trabalhador.

Confira o ofício na íntegra aqui.