Reunião discute a situação dos refugiados venezuelanos em Pernambuco

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco, representado pela procuradora Débora Tito, participou na última quarta-feira (12) de mais um encontro do Comitê Interinstitucional de Promoção dos Direitos das Pessoas em Situação de Migração, Refúgio e Apatridia. Na reunião, foram discutidas formas de garantir o acesso a emprego, educação e moradia aos grupos-alvo.

Representantes de organizações e venezuelanos se reuniram
Representantes de organizações e venezuelanos se reuniram

Com a participação de representantes da etnia indígena Warao, da Venezuela, o grupo pôde ouvir as demandas trazidas e pensar estratégias conjuntas para as ações a serem desenvolvidas. “É importante que tenhamos a presença dos migrantes e de representantes nesses momentos. Só assim a gente tem uma dimensão do que precisa ser feito, quais são as demandas reais e as dificuldades que estão sendo enfrentadas. Empregabilidade, por exemplo, é uma necessidade que é sempre reforçada ”, disse a procuradora Débora Tito.

Formalizado em outubro do ano passado, o comitê atua com a participação de diversas entidades e tem o objetivo de pautar políticas de inclusão e apoio a migrantes de outros países que chegam a Pernambuco. Na ocasião, estiveram presentes o Ministério Público Federal (MPF), Defensoria Pública do Estado, Defensoria Pública da União, a Organização não governamental (ONG) Visão Mundial, algumas secretarias do Governo do Estado e do Município, a Confederação Cáritas, e outras organizações da iniciativa civil.