MPT prestigia estreia de documentário Vindas e Vidas

Nesta segunda-feira (20), às 19h, no Cinema São Luiz, será lançado o documentário Vindas e Vidas, que traz um relato sobre a acolhida dos venezuelanos que chegaram a Pernambuco em busca de uma nova vida. A exibição será seguida de debate. As procuradoras do Ministério Público do Trabalho (MPT) Adriana Gondim e Débora Tito prestigiam a estreia do vídeo.

O evento é aberto ao público. Os interessados devem chegar uma hora antes e retirar os ingressos na bilheteria. O filme Vindas e Vidas é uma realização do Ministério Público Federal (MPF), da Universidade Católica e da Cáritas Brasileira. Na ocasião, serão arrecadados itens de higiene pessoal para os migrantes. Após a exibição, haverá debate.

O documentário relata o drama dos migrantes a partir da história de quatro famílias venezuelanas que deixaram o seu país por conta da crise econômica e humanitária e entraram no Brasil pela fronteira com Roraima. Três das famílias entrevistadas chegaram a Pernambuco por meio do Programa de Interiorização Voluntária (PANA), que faz parte da Operação Acolhida, organizada, em 2018, para receber os migrantes que chegam ao país diariamente.

O foco do documentário é explicar o que é ser migrante e refugiado, independentemente da nacionalidade, e quais os desafios do acolhimento e da integração dessas pessoas em seu local de destino, tanto para elas quanto para os que as recebem. A partir da narrativa dos personagens e das autoridades ouvidas, é possível desmistificar alguns preconceitos, como o de que os refugiados são migrantes econômicos ou que saíram do seu país de origem por opção.