Procuradora-chefe do MPT em Pernambuco recebe homenagem do Bope

Na noite desta segunda-feira (9), a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco, Ana Carolina Ribemboim, recebeu homenagem do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar do estado (PMPE). A solenidade, motivada pelo aniversário de 30 anos do grupamento, ocorreu no auditório Sérgio Guerra, na Assembleia Legislativa de Pernambuco, reunindo diversas autoridades civis e militares. A procuradora Maria Roberta Komuro prestigiou o evento.

 

Ana Carolina Ribemboim recebe do comandante Câmara-Junior estatueta-símbolo do Bope (Ascom-PMPE)
Ana Carolina Ribemboim recebe do comandante Câmara-Junior estatueta-símbolo do Bope (Ascom-PMPE)

 

Ana Carolina Ribemboim recebeu das mãos do tenente-coronel Câmara Júnior, comandante do Batalhão, o reconhecimento “Amigos do Bope”, em razão das parcerias que o MPT tem realizado com a corporação. “Em nome do MPT, agradeço pela homenagem recebida, estendendo aos demais membros e servidores da Regional a congratulação, em especial aos que estiveram envolvidos nos procedimentos que possibilitaram as reversões para o batalhão”, disse. “Parabenizo ainda o Bope pelos 30 anos de criação, por ser essa tropa de valor estratégico e pelas inúmeras atuações em favor da população”, complementou.

O tenente-coronel Câmara Júnior, por sua vez, agradeceu novamente a transferência de valores feita pelo MPT ao Bope, por meio de reversão de multa trabalhista. “O dinheiro tem sido usado para garantir aos policiais um meio ambiente de trabalho mais saudável e seguro”, falou.

 

Procuradora Roberta Komuro, o tenente-coronel Câmara Júnior e a procuradora-chefe do MPT em Pernambuco, Ana Carolina Ribemboim (Ascom-PMPE)
Procuradora Roberta Komuro, o tenente-coronel Câmara Júnior e a procuradora-chefe do MPT em Pernambuco, Ana Carolina Ribemboim (Ascom-PMPE)

 

Bope
A história do Bope começou em 1989, quando foi criada a Companhia Independente de Operações Especiais (Cioe). Ela foi alçada à condição de batalhão (Bope) somente em junho de 2017. O Bope é a tropa de valor estratégico e tático da PMPE. Como atribuições específicas tem a atuação em missões de resgate de reféns, captura de marginais fortemente armados e entrincheirados, escolta de autoridades e presos de alta periculosidade e outras operações de alta complexidade e vulto no campo da segurança pública e defesa social. É composto por policiais altamente selecionados e rigorosamente treinados, com armamento e equipamento diferenciados.

Reversões
O MPT tem transformado as reversões de multas decorrentes de atuação em uma ação transformadora junto a órgãos e entidades que prestam serviços relevantes à sociedade. Todos os programas que recebem valores estão sujeitos a apreciações administrativas e/ou judiciais, sendo requisito para a reversão de valores a apresentação de projeto. Após a validação da iniciativa, a parte recebedora fica vinculada a termo de responsabilidade, cujo objetivo é a eficácia e a transparência da disponibilidade dos recursos, com a correspondente execução.

 

Matérias relacionadas:
MPT se reúne com representantes da Polícia Militar para tratar de reversão de multa

Polícia Militar de Pernambuco confere medalha por mérito a procuradoras do MPT

MPT é agraciado por reversão que permitiu reforma de instalações do Bope-PM

Bope homenageia MPT em agradecimento por destinação de multa trabalhista