Projeto MPT na Escola tem ação no Recife

Amanhã (28), o Ministério Público do Trabalho em Pernambuco (MPT-PE) dará continuidade a mais uma etapa do projeto MPT na Escola. Dessa vez, os gestores de educação do Recife serão capacitados com a metodologia. O evento será ministrado pelo procurador do Trabalho Leonardo Osório Mendonça, no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, localizado no bairro da Madalena.

O objetivo da atividade, articulada com a Secretaria de Educação do Município, é conscientizar os gestores de escola e professores sobre o tema. Com o treinamento na metodologia, desenvolvida pelo MPT, o tema do trabalho infantil poderá ser discutido na comunidade escolar, principalmente com os alunos do Ensino Fundamental.

MPT na Escola

O projeto consiste em um conjunto de ações voltadas para a promoção de debates, nas escolas de Ensino Fundamental, dos temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, especialmente a erradicação do trabalho infantil e a proteção ao trabalhador adolescente. Tem como objetivos principais a conscientização sobre os malefícios e mitos do trabalho infantil; o rompimento das barreiras culturais de permissibilidade do trabalho infantil; a capacitação e sensibilização sobre os direitos da criança e a divulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Articulação com as prefeituras

Em edições passadas, o MPT na Escola já capacitou educadores e gestores municipais do Cabo de Santo Agostinho, de Jaboatão dos Guararapes, Nazaré da Mata, Ipojuca e Petrolina. O último município também recebe de segunda (25) até hoje (27) um pacote de ações sobre trabalho infantil, cuja programação pode ser conferida aqui. “As capacitações têm sido bastante satisfatórias. Com o reconhecimento das prefeituras sobre a importância do tema, a articulação para os debates é facilitada e podemos contar com um número cada vez maior de participantes”, conclui Leonardo Mendonça.