Mês do Servidor | Mastologista orienta sobre prevenção ao câncer de mama

Na manhã desta quarta-feira (23), o médico mastologista Josué Norões conversou sobre o câncer de mama com profissionais do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco. Na oportunidade, que marcou mais uma atividade do Mês do Servidor, dessa vez com enfoque na saúde, o especialista destacou a prevenção e o diagnóstico precoce.

A palestra, cujo tema também foi motivado pelo movimento Outubro Rosa, durou pouco mais de uma hora e meia. O auditório da unidade do MPT no Recife, que se transformou em um grande consultório médico, com bastante espaço de diálogo, recebeu mais mulheres. Elas são mais afetadas pela doença, segundo dados médicos. Mas os homens também marcaram presença.

Na abertura do evento, a procuradora-chefe, Ana Carolina Ribemboim, agradeceu a vinda do médico e deu boas-vindas aos presentes, reforçando o espaço que a Administração deseja promover cada vez mais os aspectos de qualidade de vida no trabalho.

Médico falou sobre fatores de risco para o aparecimento da doença
Médico falou sobre fatores de risco para o aparecimento da doença
      

Em sua fala, Josué disse que o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres brasileiras, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma. Somente em 2018, foram diagnosticados 59.700 novos casos. Explicou que a doença tem origem multifatorial, ou seja, não está vinculada a apenas uma causa, como acontece, por exemplo, em 95% dos casos com o de pulmão, decorrente normalmente do hábito de fumar.

Entre os fatores que favorecem o desenvolvimento do câncer de mama estão: sexo (mulheres estão mais propícias que homens); idade (a doença está mais associada ao envelhecimento); menarca precoce e menopausa tardia; nuliparidade (outros cânceres em órgãos que são pares, exemplo, doença nos rins esquerdo e direito); gravidez após os 30 anos; uso de contraceptivos e de terapia hormonais pós-menopausa; hereditariedade (em 20% dos casos); estilo de vida (obesidade, tabagismo, uso de bebidas alcoólicas e sedentarismo).

Público pode acompanhar as informações por imagens, entendendo um pouco mais sobre o tema
Público pode acompanhar as informações por imagens, entendendo um pouco mais sobre o tema

O médico ainda falou sobre as prevenções primária, que é exatamente o controle que se pode fazer dos fatores de risco, e secundária, que é a detecção precoce da doença. “As organizações médicas indicam a realização de mamografia a partir dos 40 anos. Antes disso, é fazer o exame de ultrassom. As ressonâncias magnéticas são um rastreio mais específico, mais comumente usado quando já se sabe da doença e se quer monitorá-la melhor”, explicou.

Ao fim das colocações, abriu espaço para perguntas, respondendo a uma diversidade de questionamento dos presentes. Comentou a respeito do funcionamento na rede pública — Sistema Único de Saúde (SUS) —; do uso de silicone; das notícias falsas sobre o tema; da diferença entre cistos líquidos.

 

Palestra mobilizou membros, servidores e terceirizados
Palestra mobilizou membros, servidores e terceirizados

 

Mês do Servidor
A Administração do MPT em Pernambuco preparou uma série de atividades para marcar o Mês do Servidor. Confira a programação e participe dos eventos do dia 28 e 29.

 

Tags: servidor, outubro rosa, câncer, mama