Nova chefia do MPT toma posse em solenidade no dia 11 de outubro

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco terá nova chefia para o biênio 2019/2021. A procuradora do Trabalho Ana Carolina Ribemboim, eleita pelo colégio de procuradores do órgão, assume o cargo em solenidade no dia 11 de outubro, a partir das 18h, na Procuradoria da República em Pernambuco. O evento contará com a presença do procurador geral do Trabalho, Alberto Bastos Balazeiro.

Junto a Ana Carolina Ribemboim, serão empossados o novo vice-procurador-chefe do MPT no estado, Rogério Sitônio, a coordenadora da Secretaria Processual, Gabriela Maciel, e a vice, Maria Roberta Komuro.

A gestão que toma posse substitui a administração das procuradoras Adriana Gondim, titular, e Lívia Viana de Arruda, vice. Elas foram responsáveis pelo ciclo de 2017/2019, que teve com principal desafio a entrega do novo edifício sede do órgão, em abril passado.

 

Futuro
De acordo com a nova procuradora-chefe, os desafios do cargo são muitos. Ana Carolina acredita que a chefia da unidade do MPT em Pernambuco demandará trabalho criativo, gestão democrática e, principalmente, atuação voltada ao fortalecimento da unidade institucional. “Um grande esforço a ser empreendido será propiciar visibilidade à atuação do MPT em Pernambuco e tentar dissolver as incompreensões da sociedade em relação à nossa atuação”, disse.

Nesse sentido, o cenário nacional não pode ser perdido de vista, já que, segundo ela, os mecanismos de proteção ao trabalho têm sido postos em debate. “Tem havido um esforço de flexibilização e desregulamentação do direito do trabalho e por vezes até tentativas de retirada dos direitos do trabalhador, alguns desses até de ordem fundamental, e creio que temos que estar atentos a todos esses percalços”, afirmou.

Outra missão que ela abraça é a aquisição de nova unidade para o MPT em Caruaru. Atualmente, a unidade Agreste do órgão no estado, considerada a mais produtiva do país, opera em prédio alugado e com instalações consideradas precárias. “Temos o intento de aquisição de um prédio próprio para a atuação do órgão em Caruaru, demanda antiga de membros e servidores e da comunidade que forma o sistema jurídico na região”.

Ainda no que toca a questões estruturais, Ana Carolina deseja revitalizar o antigo edifício-sede, localizado na Rua 48, nº 600, no Espinheiro. Há a demanda de criação de um auditório em espaço amplo que possa servir a membros e servidores em eventos, bem como aos parceiros do órgão.