Saúde mental do trabalhador é tema de evento do Getrin6 para o Setembro Amarelo

A procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco, Gabriela Maciel participou nesta terça-feira (3) da abertura de evento do Setembro Amarelo promovido pelo Getrin6. Na ocasião, o tema da saúde mental do trabalhador foi debatido por convidados de vários campos de atuação.

Procuradora do MPT fala em mesa de honra formada por representantes do Getrin6
Procuradora do MPT fala em mesa de honra formada por representantes do Getrin6

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas, indicando que a prevenção é fundamental para reverter essa situação. No mundo, ocorre uma morte a cada 40 segundos e 32 brasileiros se suicidam diariamente devido a transtornos mentais. Os números são muito maiores, pois há subnotificação.

Para conscientizar, estimular o diálogo e mudar essa realidade, o Grupo Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Getrin6), promove, nesta terça-feira (3), o seminário “Trabalho e sofrimento psíquico: vidas em risco”, evento integrado ao Setembro Amarelo – campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. O seminário acontece no auditório da Superintendência Regional do Trabalho (SRTb/PE), no bairro do Espinheiro, Recife, reunindo mais de 150 participantes de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Juiz Élio Braz fala da condição psicológica do magistrado
Juiz Élio Braz fala da condição psicológica do magistrado

Após a abertura oficial pela gestora regional do Programa Trabalho Seguro, a juíza do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) Ana Freitas, o juiz do Tribunal de Justiça (TJPE) Élio Braz Mendes falou sobre o “Custo emocional do ato de decidir: aspectos psicopatológicos da decisão judicial”, demonstrando os fatores psicológicos e emocionais que afetam cotidianamente a vida profissional dos magistrados.

Na sequência, os participantes prestigiaram as explanações “A tentativa de suicídio no estado de Pernambuco na perspectiva da Vigilância de Violências”, com a enfermeira da Vigilância de Violências, da Secretaria Estadual de Saúde, Renata Vieira de Souza Amaral; e “Os riscos da rotina desgastante na vida do médico”, com a presidente do Sindicato dos Médicos (Simepe), Cláudia Beatriz Câmara de Andrade Silva.

À tarde, o evento continua com as palestras “Organização do Trabalho da Enfermagem”, com a coordenadora da Comissão Nacional de Enfermagem em Saúde Mental, Dorisdaia Carvalho; “Situação epidemiológica das violências autoprovocadas e suicídio”, com a chefe da Divisão de Doenças Não Transmissíveis da Prefeitura do Recife, Cláudia Castro; “O papel do CVV ante o contexto da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, com o coordenador do Centro de Valorização da Vida Recife, Josemir Silva; e “Entre a realização e o sofrimento psíquico”, com a juíza do TRT-PE Luciana Paula Conforti.

Prestigiam o evento a presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (AmatraVI), juíza Laura Cavalcanti Botelho; a procuradora do Ministério Público do Trabalho Gabriela Maciel; o auditor fiscal do Trabalho da SRTb/PE Edson Cantarelli; o coordenador de Política de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador de Olinda, Admilson Ramos; e os coordenadores técnicos da Fundacentro/PE Luiz Antônio Melo e Hélio Lopes.

 

Com informações da Assessoria do TRT6

Fotos: Elysangela Freitas