MPT prestigia concerto de 13º aniversário da Orquestra Criança Cidadã

Na noite desta quinta-feira (25), o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco prestigiou o concerto de comemoração pelos 13 anos da Orquestra Criança Cidadã, no Teatro Santa Isabel, no Recife. Estiveram presentes a procuradora-chefe do órgão no estado, Adriana Gondim, juntamente com a procuradora Regional do Trabalho Elizabeth Veiga e as procuradoras do Trabalho Gabriela Maciel e Melícia Carvalho Mesel.

Na noite de comemoração, a orquestra executou números de ópera, bolero e frevo numa só noite, no mesmo palco e com a mesma intensidade. Estiveram presentes outras autoridades, além de patrocinadores e população, que abraçaram o projeto sociomusical pernambucano e vibraram juntos pela nova idade e pelas conquistas.

Em nome do MPT, Adriana Gondim parabenizou o projeto pelo aniversário, externando a importância dele para a vida de tantos jovens, ao longo dos 13 anos. Aproveitou, ainda, e reafirmou a parceria do órgão com a Orquestra. 

 

Projeto Orquestra Criança Cidadã
A Orquestra Criança Cidadã é um projeto social gerido pela Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC). Idealizado pelo desembargador Nildo Nery e coordenado pelo juiz de Direito João José Rocha Targino, o programa, em funcionamento desde 2006, visa ao resgate social de crianças carentes através da música.

Atualmente, a Orquestra atende gratuitamente a 360 jovens (230 no Coque, 100 no Ipojuca e 30 em Igarassu), entre 6 e 21 anos. Os alunos recebem aulas de instrumentos de cordas, sopros, percussão, teoria e percepção musical, flauta doce e canto coral. O programa conta ainda com apoio pedagógico, atendimento psicológico, médico e odontológico, aulas de inclusão digital, fornecimento de três refeições por dia e fardamento.

A Orquestra Criança Cidadã vem, a cada ano, se projetando cada vez mais como um programa social exemplar. Em seus 12 anos de existência, recebeu mais de 30 prêmios, incluindo o Prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão Local, de âmbito nacional. Na esfera internacional, a Organização das Nações Unidas escolheu a Orquestra como uma boa prática de inclusão social, em dezembro de 2010. E, em 2015, a Orquestra Criança Cidadã tornou-se a primeira escola de música das Américas e a segunda do mundo a fazer parte do Programa de Escolas Associadas da Unesco.

Melícia Carvalho Mesel, Elizabeth Veiga, Socorro Pontes e Adriana Gondim prestigiaram o concerto de aniversário da OCC
Melícia Carvalho Mesel, Elizabeth Veiga, Socorro Pontes e Adriana Gondim prestigiaram o concerto de aniversário da OCC

 

Adriana Gondim com o violoncelista Fernando Trigueiro Júnior
Adriana Gondim com o violoncelista Fernando Trigueiro Júnior