MPT e Senai articulam inclusão de internos da Funase em vagas de jovem aprendiz

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco, representado pela procuradora Jailda Pinto, reuniu-se na manhã da última quinta-feira (27) com representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) e da Construtora Ferreira Guedes. O contato visa incluir adolescentes do sistema socioeducativo em vagas de jovem aprendiz de empresas com atuação no ramal Agreste da transposição do São Francisco. O encontro ocorreu na sede do MPT em Recife.

Representando a construtora, o diretor Alexandre Albuquerque Lima informou que tem cem vagas da cota de aprendizagem a serem preenchidas na empresa, e que a organização tem o interesse de inserir jovens e adolescentes do sistema socioeducativo. A maioria das vagas oferecidas são para trabalhar na região de Sertânia e Arcoverde.

A coordenadora regional de aprendizagem e ações inclusivas do Senai, Andrea Ramos, e o coordenador de profissionalização da Funase, Normando Melo, dialogaram para unir esforços na promoção cursos na localidade da demanda. A ideia é oferecer os cursos de Eletricista de Instalação de Edifícios e Sistemas de Segurança Patrimonial e Operador de Movimentação Armazenagem de Cargas. As aulas serão ministradas nas próprias unidades da Funase no Cabo de Santo Agostinho, em Caruaru, em Arcoverde e na Região Metropolitana do Recife.

A procuradora Jailda Pinto, titular local da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), do MPT, expressou contentamento por ter chegado a bom termo no esforço de ressocialização dos jovens e adolescentes.

“É com extrema alegria que podemos dizer que os participantes da reunião chegaram à decisão de realizar os cursos de aprendizagem para cem dos internos do sistema socioeducativo”, disse a procuradora. “É um pequeno começo num estado que tem outros 1300 internos, e esperamos que esse bom uso da função social da propriedade privada venha a estimular mais empresas a buscarem essa solução inclusiva para o preenchimento das vagas”, afirmou.

 


Aprendizagem
A Lei 10.097/2000, conhecida como Lei de Aprendizagem, determina que toda empresa com ao menos sete funcionários em cargos que demandam formação profissional é obrigada a reservar a aprendizes de 5% a 15% dessas vagas. A exceção, expressa pelo Decreto nº 5.598/2005, são as micro e pequenas empresas e as organizações sem fins lucrativos. De acordo com o decreto, essas organizações ficam dispensadas da obrigação de contratar aprendizes.

É considerado aprendiz o jovem entre 14 e 24 anos inscrito em programa de aprendizagem de entidade habilitada, que desenvolve atividades teóricas e práticas. A norma ainda determina que o aprendiz não trabalhe em locais prejudiciais ao desenvolvimento, nem em horários que dificultem a frequência à escola.

A relação de aprendizagem é estabelecida por contrato específico, ajustado por prazo determinado de até dois anos. Caso o aprendiz seja pessoa com deficiência, não haverá limite máximo de idade para a contratação. Embora a Lei de Aprendizagem não se estenda aos órgãos públicos, o MPT tem estimulado a prática, por meio de procedimentos promocionais.

 

Para saber mais sobre aprendizagem:

Procuradora do MPT fala em fórum de aprendizagem sobre inclusão de jovens no mercado
Feira da Aprendizagem Profissional conta com presença do MPT
MPT se reúne com Sistema S para saber de oferta de cursos de aprendizagem
Procuradora do MPT participa de encontro sobre Lei de Aprendizagem
MPT e parceiros realizam 2ª Semana Nacional da Aprendizagem


PA-PROMO 001257.2019.06.000/7