MPT realiza audiência pública para empregabilidade de imigrantes em Pernambuco

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco realiza audiência pública para promover a empregabilidade de imigrantes no Estado. O evento ocorre nesta segunda-feira (3), a partir das 14h, em sala no 10º do edifício-sede, localizado na rua Conselheiro Portela, 531, no Espinheiro.

A audiência pública tem o objetivo central de levantar os atuais problemas enfrentados pelos migrantes estrangeiros com relação as questões de trabalho e emprego, dando os devidos encaminhamentos. Entre as principais dificuldades que o MPT tem tomado conhecimento estão a expedição de carteira de trabalho e a revalidação de diploma. A medida não só enfoca os venezuelanos, mas também pessoas de outras nacionalidades que estejam com as mesmas dificuldades, como senegaleses e bolivianos, conforme foi informado ao órgão.

Segundo o MPT, esses dois entraves estão sendo os maiores. Alguns migrantes, sobretudo os venezuelanos, possuem formação superior, o que, com a validação do diploma, possibilitaria uma melhor condição de trabalho a eles, além de uma maior satisfação em poder realizar aquilo para o qual estudaram. Já com relação à carteira de trabalho é fundamental para amparar uma relação de emprego, o que, se não for feito, vem a expor o trabalhador primeira à informalidade, tornando-o mais vulnerável.

Foram chamados para a audiência pública, além das próprias comunidades de migrantes estrangeiros, as universidades e as secretarias de estado que têm lidado com as questões de imigração, assim como os municípios. O MPT ainda convidou os Ministérios Públicos do Estado (MPPE) e Federal (MPF), e organizações não governamentais que atuam com o tema.


Promo 001016.2019.06.000/17

Tags: migração, migrantes