MPT participa de encontro da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica

A procuradora Regional do Trabalho Elizabeth Veiga participou do 22º Congresso Nacional da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ), realizado em São Paulo, de 23 a 25 de maio. Ela, que foi diretora nacional da entidade, esteve presente nos debates do evento, cujo tema foi os “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas e a construção da igualdade de gênero no Brasil”.

Entre os temas discutidos no evento, todos em algum momento correlacionados à atuação do MPT, estiveram a erradicação de todas as formas de discriminação a mulheres e meninas; a eliminação de práticas nocivas, como casamentos forçados, a crianças; a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para liderança na vida política, econômica e pública.

Também foram tratados os objetivos da ONU de reconhecer e valorizar os trabalhos de assistência e doméstico não remunerado, bem como a promoção da responsabilidade compartilhada dentro do lar e da família. O ciclo de debates contou com a presença da também procuradora do MPT Adriane Reis de Araújo.

 

Livro
Na sexta-feira (24) houve ainda o lançamendo do livro “ABMCJ em 30 anos”. A publicação teve prefácio da jurista e ex-ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Eliana Calmon, e contou a trajetória da associação, sendo as contribuições de Elizabeth Veiga mencionadas.

 ABMCJ

A associação é uma entidade de âmbito nacional, de caráter cultural, dotada de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com duração indeterminada. É integrante da Fédèration Internationale des Femmes Carrières Juridiques (FIFCJ), que faz parte do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (Unesco) e é inscrita no Registro Especial da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

 

 

Amatra6
No último dia 22 de maio, a procuradora Regional do Trabalho Elizabeth Veiga também participou de evento de outra entidade, dessa vez da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 6ª Região (Amatra6). Na oportunidade, ela representou o órgão em mais uma edição do programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) na Escola Governador Barbosa Lima. O evento traz o tema “Trabalho, Infância e Juventude: Desafios e Perspectivas na Superação da Violência” para debate entre alunos do ensino médio e convidados em uma roda de conversa.

Com ações que se estendem durante todo o ano, as escolas participantes convidam juízes, membros do Ministério Público, advogados, professores de direito e servidores do Judiciário para esclarecer dúvidas da comunidade escolar a respeito dos temas abordados em classe pelos professores. Na oportunidade, Elizabeth dialogou com os alunos sobre os temas de ética, direitos humanos e cidadania, destacando o trabalho do MPT. A procuradora ainda entregou aos alunos exemplares da série MPT em Quadrinhos.