Bope homenageia MPT em agradecimento por destinação de multa trabalhista

O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), prestigiou a solenidade de inauguração da nova sede do Ministério Público do Trabalho (MPT) no estado, realizada no dia 4 de abril. Na ocasião, os procuradores do Trabalho Adriana Gondim, chefe da Regional, Gustavo Teixeira, Janine Miranda e Ulisses Carvalho receberam do tenente-coronel Câmara Júnior, comandante do Batalhão, estatuetas institucionais, em gesto de agradecimento por reversões de multas trabalhistas que o MPT destinou à unidade.

“Hoje a gente enquadra o Ministério Público do Trabalho como um paizão, que chegou junto pra ajudar, porque o que eles fizeram por nós do Bope é coisa de pai e mãe, mesmo! Nós estávamos passando por dificuldades no que diz respeito às instalações da unidade, e o MPT, através de reversão de multas cobradas de empresas infratoras, conseguiu uma liberação de verbas bastante expressiva pra a gente, o que nos possibilitou a reforma de parte da nossa estrutura”, disse.

E complementou: “Estávamos esperando uma oportunidade para materializar esse nosso agradecimento, então hoje entregamos aos procuradores o símbolo-mor das operações especiais, por ocasião desta inauguração.” Por sua vez, os procuradores homenageados agradeceram a distinta homenagem, reforçando a importância da atuação do Bope para a sociedade pernambucana, assim como a missão institucional do MPT em fiscalizar o cumprimento da legislação trabalhista, beneficiando direta e indiretamente toda a população.

 

Parceria
A destinação de um total de R$ 200 mil ao Bope começou com a investigação e o ajuizamento de ação civil pública, pela procuradora Janine Miranda. Ela identificou uma série de irregularidades na empresa do município de Goiana FMM Pernambuco Componentes Automotivos LTDA., que vinha negando concessão de folgas semanais aos funcionários. 

Em fevereiro de 2018, o processo já em fase de acordo sobre pagamento de multa, pois houve a condenação da empresa, o procurador Gustavo Teixeira destinou o valor ao Bope. A articulação junto ao batalhão, por sua vez, foi feita pelo procurador do Trabalho Ulisses Carvalho, que soube das necessidades de reforma da instituição.

Especificamente, o valor revertido serviu para restaurar a estrutura e o telhado do prédio do comando, situado no bairro do Jiquiá, contribuindo para a realização das finalidades institucionais da unidade e para a melhoria do meio ambiente de trabalho dos policiais que lá trabalham todos os dias.

 

Bope
A história do Bope começou em 1989, quando foi criada a Companhia Independente de Operações Especiais (Cioe). Ela foi alçada à condição de batalhão (Bope) somente em junho de 2017. O Bope é a tropa de valor estratégico e tático da Polícia Militar de Pernambuco. Como atribuições específicas tem a atuação em missões de resgate de reféns, captura de marginais fortemente armados e entrincheirados, escolta de autoridades e presos de alta periculosidade, e outras missões de alta complexidade e vulto no campo da segurança e defesa social. É composta de policiais altamente selecionados e rigorosamente treinados, com armamento e equipamento diferenciados.

ACP 0001033-22.2017.5.06.0233

 

Além das procuradoras Janine Miranda e Adriana Gondim, também foram homenageados os procuradores Gustavo Teixeira e Ulisses Carvalho
Além das procuradoras Janine Miranda e Adriana Gondim, também foram homenageados os procuradores Gustavo Teixeira e Ulisses Carvalho