Orquestra Criança Cidadã se apresenta na inauguração da nova sede do MPT

O projeto Orquestra Criança Cidadã participa da solenidade de inauguração da sede do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco marcada para o dia 4 de abril, às 16h. A música do evento fica na responsabilidade de quinteto de cordas designado pelo projeto, do núcleo Ipojuca. O novo prédio do órgão, Edifício Manoel Orlando de Melo Goulart, fica na Rua Conselheiro Portela, 531, Espinheiro.

A apresentação na solenidade inaugural reafirma parceria institucional que o MPT mantém com o projeto. Ao longo desse contato, o MPT tem sido um entusiasta, já tendo inclusive destinado à iniciativa reversões de valores provenientes de multas trabalhistas. A Orquestra Cidadã, por sua vez, já se apresentou no Vaticano e levou ao Papa Francisco a mensagem da luta do MPT contra o trabalho infantil.

Segundo a procuradora-chefe do MPT, Adriana Gondim, “a presença dos meninos no ato inaugural da sede renova, ao mesmo tempo em que consagra com música, essa boa relação que tem uma história já tão bonita entre nossas organizações, cujo pano de fundo é a promoção dos direitos de uma infância plena, através da educação e da arte”.

Para o coordenador da Orquestra Cidadã, o juiz de Direito João José Rocha Targino, é uma felicidade o projeto participar deste evento. “O MPT é uma das instituições públicas no Brasil que ostenta um elevadíssimo grau de responsabilidade social, que mais tem se preocupado com as causas sociais, aplicando multas em empresas que se conduzem ilegalmente e revertendo essas multas em prol dessas instituições. A Orquestra Cidadã foi beneficiada algumas vezes pelo órgão, inclusive quando estávamos prestes a fechar as portas, por falta de recursos. Mas ali veio uma contribuição salvífica, naquele momento, que permitiu que o projeto não fosse encerrado. Isso aconteceu quando o projeto tinha cerca de um ano, há 12 anos”, lembrou o juiz.

Ainda resgatando parte da memória do órgão com o projeto, João Targino destacou a recente reversão que possibilitou à orquestra a aquisição de um ônibus. “Só tenho que enaltecer e ressaltar o trabalho do MPT. Não vejo nenhuma outra instituição pública de Pernambuco tão comprometida socialmente como o Ministério Público do Trabalho”, afirmou.

 

Projeto Orquestra Criança Cidadã
A Orquestra Criança Cidadã é um projeto social gerido pela Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC). Idealizado pelo desembargador Nildo Nery e coordenado pelo juiz de Direito João José Rocha Targino, o programa, em funcionamento desde 2006, visa ao resgate social de crianças carentes através da música.

Atualmente, a Orquestra atende gratuitamente a 360 jovens (230 no Coque, 100 no Ipojuca e 30 em Igarassu), entre 6 e 21 anos. Os alunos recebem aulas de instrumentos de cordas, sopros, percussão, teoria e percepção musical, flauta doce e canto coral. O programa conta ainda com apoio pedagógico, atendimento psicológico, médico e odontológico, aulas de inclusão digital, fornecimento de três refeições por dia e fardamento.

A Orquestra Criança Cidadã vem, a cada ano, se projetando cada vez mais como um programa social exemplar. Em seus 12 anos de existência, recebeu mais de 30 prêmios, incluindo o Prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão Local, de âmbito nacional. Na esfera internacional, a Organização das Nações Unidas escolheu a Orquestra como uma boa prática de inclusão social, em dezembro de 2010. E, em 2015, a Orquestra Criança Cidadã tornou-se a primeira escola de música das Américas e a segunda do mundo a fazer parte do Programa de Escolas Associadas da Unesco.