Diversidade na Cozinha | LGBTs do projeto têm aulas práticas. MPT acompanha atividade

Após realizar audiência coletiva com representantes de bares e restaurantes do Grande Recife, o projeto Diversidade na Cozinha, do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco, deu início às aulas práticas do curso de auxiliar de gastronomia para os 24 LGTBs inscritos na primeira turma. Nesta segunda-feira (18), as procuradoras do MPT, Gabriela Maciel e Vanessa Patriota acompanharam parte de uma aula, no restaurante Ca-já, onde os estudantes aprenderam sobre o preparo de vegetais e saladas.


A aula correspondeu ao módulo 3 do curso e foi ministrada pelo chef Yuri Machado. Entre os temas abordados, estiveram a identificação dos diferentes tipos de vegetais e suas classificações; as tendências gastronômicas quanto os alimentos de origem vegetal; as técnicas de culinárias de corte; os tipos de salada; a execução de atividades operacionais de seleção, higienização, armazenamento de alimentos e vegetais. A atividade somou oito horas de carga-horária.

 

Alunos e alunas do Diversidade na Cozinha com o chef Yuri Machado
Alunos e alunas do Diversidade na Cozinha com o chef Yuri Machado


Para as procuradoras presentes, Gabriela e Vanessa, a execução do projeto está sendo satisfatória, sobretudo pela oportunidade que os alunos estão tendo de interagir com os chefes, em diferentes estruturas de cozinhas. “É muito gratificante ver o entusiasmo do grupo. É notável o amadurecimento, o empoderamento e a alegria dos que estão na turma”, disseram. O curso completo tem 15 módulos, a serem concluídos até o fim de março. No dia 3 de abril haverá evento de diplomação da turma.


Diversidade na Cozinha


O projeto Diversidade na Cozinha do MPT em Pernambuco tem viabilizado a capacitação de pessoas da comunidade LGBT para a atuação no mercado da gastronomia local. A iniciativa é operacionalizada pela organização Gestos, contando com o apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e do Instituto Shopping Recife.


A capacitação inclui aulas sobre diversos conteúdos, como cortes clássicos, segurança alimentar e vigilância sanitária, preparo de aves, pescados, drinks, carnes e da culinária regional. As classes estão sendo ministradas por reconhecidos profissionais da gastronomia local, como a nutricionista Cibele Cavalcante e os chefs Adriano Oliveira, Anna Corinna (Douce et Chocolat), Carmen Virgínia (Altar), César Santos (Oficina do Sabor), Cláudia Luna (Seu Luna), Cláudio Manoel (Bistrot La Comédie), Cris Nunes (Faculdade Senac), Edmilson Barman, Flávia Mindêlo (La Comédie), Leandro Ricardo (Chef Consultor), Miau Caldas (Chef Consultora), Robson Lustosa (Faculdade Senac), Vinícius Arruda (O Mundo Lá de Casa), Yuri Machado (Cá-Já) e Zenaide Maria (canal Zena Comida Funcional).

Já as aulas de empreendedorismo estão sob responsabilidade da empresa Jackeline Santana Contadores, juntamente com Miau Caldas e Vinicius Hernandes. Os encontros são no Instituto Shopping Center Recife, um dos parceiros do projeto. Todo o processo de formação passa, ainda, pela consultoria gastronômica dos chefs Cláudio Manoel, Flávia Mindêlo e Robson Lustosa.


O grupo de trabalho responsável pela gestão do projeto no MPT conta com, além de Gabriela Maciel e Vanessa Patriota, as também procuradoras Débora Tito e Melícia Carvalho Mesel. Os recursos utilizados na iniciativa decorrem da reversão de multas por violação de direitos trabalhistas verificadas na atuação do MPT em Pernambuco (Procedimento Promocional 2236.2018).