Diversidade na Cozinha | Audiência coletiva promove inclusão de comunidade LGBT no mercado de trabalho

Na manhã da segunda-feira (11), o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco realizou audiência pública com representantes do setor de bares e restaurantes do Grande Recife. A reunião teve o objetivo de divulgar a implementação do projeto Diversidade na Cozinha, em que o MPT tem viabilizado a capacitação de pessoas da comunidade LGBT para a atuação no mercado da gastronomia local. A iniciativa tem o apoio da organização Gestos e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). O evento foi realizado na sede da Superintendência Regional do Trabalho (SRTE), no Recife.

Estiveram presentes no encontro representantes de 70 empresas, juntamente com as procuradoras do MPT Débora Tito, Gabriela Tavares e Vanessa Patriota, além da assessora de programas da Gestos, Juliana César, e o consultor gastronômico da capacitação, Robson Lustosa. Na ocasião, Lustosa apresentou aos presentes o cronograma de aulas e o currículo da formação em cozinha que os 24 LGBTs selecionados já estão recebendo.

Juliana César falou sobre a situação de vulnerabilidade social em que a comunidade LGBT ainda se encontra no estado de Pernambuco e observou que o projeto reforça o lugar natural do setor de bares e restaurantes como protagonistas na luta contra preconceitos. “A cozinha é um dos raros ambientes em que todos os preconceitos e limitações são deixados de fora, em que cada um é visto e valorado pela qualidade daquilo que consegue produzir com as mãos”, afirmou Juliana.

 

Audiência reuniu representantes de bares e restaurantes do Grande Recife
Audiência reuniu representantes de bares e restaurantes do Grande Recife


A procuradora Débora Tito, em nome do MPT, conclamou os presentes a oportunizarem, nas respectivas empresas, a inclusão dos profissionais que estão hoje sendo capacitados no projeto. “O projeto nada mais é do que a efetivação do direito constitucional à dignidade humana, de que os LGBTs não raro ficam de fora, bem como da função social da propriedade privada”, afirmou a procuradora.

Diversidade na Cozinha
A capacitação inclui aulas sobre diversos conteúdos, como cortes clássicos, segurança alimentar e vigilância sanitária, preparo de aves, pescados, drinks, carnes e da culinária regional. As aulas vão até o fim do mês de março.

As classes estão sendo ministradas por reconhecidos profissionais da gastronomia local, como a nutricionista Cibele Cavalcante e os chefs Adriano Oliveira, Anna Corinna (Douce et Chocolat), Carmen Virgínia (Altar), César Santos (Oficina do Sabor), Cláudia Luna (Seu Luna), Cláudio Manoel (Bistrot La Comédie), Cris Nunes (Faculdade Senac), Edmilson Barman, Flávia Mindêlo (La Comédie), Leandro Ricardo (Chef Consultor), Miau Caldas (Chef Consultora), Robson Lustosa (Faculdade Senac), Vinícius Arruda (O Mundo Lá de Casa), Yuri Machado (Cá-Já) e Zenaide Maria (canal Zena Comida Funcional).

As aulas de empreendedorismo estão sob responsabilidade da empresa Jackeline Santana Contadores, juntamente com Miau Caldas e Vinicius Hernandes. Os encontros são no Instituto Shopping Center Recife, um dos parceiros do projeto. Todo o processo de formação passa, ainda, pela consultoria gastronômica dos chefs Cláudio Manoel, Flávia Mindêlo e Robson Lustosa.

Dados
Entre 2008 e 2016, foram assassinadas 938 pessoas trans no país. Este número é superior ao somatório crimes de mesma natureza ocorridos na Europa, Ásia, África, Oceania e América do Norte. No ano de 2018, 420 LGBT+ foram assassinados no Brasil. Pernambuco registrou 15 desses assassinatos, ocupando o 21º lugar na lista nacional, segundo dados coletados pelo Grupo Gay da Bahia (GGB). Os recursos utilizados no projeto decorrem da reversão de multas por violação de direitos trabalhistas verificadas na atuação do MPT em Pernambuco (Procedimento Promocional: 2236.2018).