Novos magistrados do Trabalho visitam o MPT

Os procuradores do Ministério Público do Trabalho em Pernambuco (MPT-PE) receberam, na manhã desta quinta-feira (24), os mais novos magistrados substitutos do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6). O objetivo do encontro foi proporcionar uma visão sistêmica de como atua o MPT. A visita é parte das atividades do módulo de formação, promovido pela Escola Judicial do TRT6.

Na abertura da reunião, após ter cumprimentado a todos, o procurador-chefe, José Laízio Pinto Júnior, explanou sobre o que é o Ministério Público e suas áreas de atuação. “Hoje temos oito coordenadorias nacionais temáticas que promovem discussões sobre suas respectivas áreas, definem estratégias e articulam planos nacionais de ações."

Atualmente, são coordenadorias do MPT: Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente, Erradicação do Trabalho Escravo, Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho, Trabalho Portuário e Aquaviário, Combate às Fraudes nas Relações de Trabalho, Combate às Irregularidades Trabalhista na Administração Pública, Defesa do Meio Ambiente de Trabalho e Promoção da Liberdade Sindical.

Logo em seguida, os coordenadores regionais no estado falaram sobre o dia a dia da profissão. A procuradora do Trabalho Débora Tito destacou o problema ocorrido em Suape. “A expectativa é de serem desligados cerca 42 mil funcionários. Digo isso, para alertar as próximas demandas e para juntos podermos unir forças”. Por fim, a procuradora do Trabalho Lorena Bravo ressaltou a importância da comunicação entre os órgãos, para se ter mais e melhores resultados na defesa dos direitos trabalhistas.

Estiveram presentes, além do procurador-chefe Substituto, Pedro Luiz Gonçalves Serafim da Silva, os do Trabalho Adriana Gondim, Débora Tito, Leonardo Osório, Lívia Viana de Arruda, Lorena Pessoa Bravo e Rogério Sitônio Wanderley. 

Novos Juízes

Os novos 12 juízes foram empossados no dia 8 julho e devem atuar em Recife, Jaboatão e Olinda, começando as atividades em 4 de agosto. O grupo é formado por Ana Carla Tavares, Ana Carolina Calheiros, Camila Correa, Débora Lima, Gilberto Freitas, Haydée Coelho, João Carlos Silva, Marília Leal Montenegro, Nayara Pepe Rezende, Núbia Pinheiro, Patrícia Pinheiro Silva e Priscila Rocha Passos. 

Tags: MPT, magistrados, MPT visita